Sabado às 01 de Novembro de 2025 às 04:47:35
Geral

A melhoria da coleta seletiva depende de atitudes conscientes da população

14/12/2011

Precisamos ter cuidado com os exageros para não acabar prejudicando o meio ambiente.

A melhoria da coleta seletiva depende de atitudes conscientes da população

14/12/2011  Fonte: Prefeitura da cidade de Campo Largo

Chegou o final do ano de 2011. Com ele, vem o décimo terceiro salário, festas, compras, presentes, viagens, visitas. Tudo isso é muito bom, mas precisamos ter cuidado com os exageros para não acabar prejudicando o meio ambiente. Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Fabiano Andreassa, nesta época a população aumenta muito a geração de materiais recicláveis, “o que é facilmente perceptível quando passamos na frente das residências, são grandes quantidades de resíduos dispostos nas calçadas e lixeiras”, apontou.
        A analista ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mirela Jacomasso, lembra que quando compramos presentes levamos para casa uma quantidade enorme de embalagens, são laços, plásticos, sacolas e papéis de presente. “Temos a impressão de que, quanto mais enfeitado o pacote, melhor é o presente, porém, se pensarmos sob o ponto de vista ambiental, todos estes materiais acabam virando lixo” - destaca. A Prefeitura alerta que este aumento na geração de resíduos recicláveis no mês de dezembro e janeiro causa atrasos nos roteiros e descontinuidade na coleta seletiva. “Pedimos que a população tenha paciência nesta época e armazene os resíduos até a próxima coleta em caso da não passagem do caminhão. A devolução dos sacos retornáveis também está prejudicada devido a grande demanda de recicláveis. Os caminhões ficam lotados e os barracões de segregação trabalham com a capacidade máxima”, explicou o secretário.
       A população pode ajudar a evitar estes transtornos, o uso de sacolas retornáveis, por exemplo, é uma pequena medida que gera grandes resultados. “Poucas pessoas aderiram à prática e poucos supermercados oferecem descontos para quem leva sua sacola de casa. Parece insignificante, mas o uso intensivo de sacolas plásticas pela população torna-se um grave problema ambiental”, ressaltou Mirela.
       De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – ABINEE, os consumidores podem devolver as embalagens de papelão, plástico e isopor dos eletrodomésticos adquiridos no momento da entrega do produto. Esta atitude viabiliza o processo de logística reversa para a reciclagem das embalagens – explica o Secretário.
          Evitar desperdícios e minimizar a geração de resíduos é o primeiro passo para o consumo consciente. “O melhor aproveitamento dos alimentos e a não geração de resíduos que podem ser facilmente evitados, contribuem para a normalidade do serviço de coleta no município, além de preservar o meio ambiente - concluiu Fabiano Andreassa.