16/11/2011 Fonte: R7 Notícias
Estar em uma cadeira de rodas ou ser portador de alguma necessidade especial não é justificativa para se manter fora das atividades físicas.
O exercício nestas condições trará benefícios não só para o corpo, como para mente ajudando a desenvolver a autonomia e independência. O portador de necessidades especiais terá sua autoestima aumentada com a prática de atividades físicas, sem falar na oportunidade de socializar-se com outras pessoas.
As funções do aparelho circulatório, respiratório, digestivo, reprodutor e excretor também serão beneficiadas. Assim como a resistência e a força dos músculos como um todo. Muitas modalidades podem ser praticadas por portadores de necessidades especiais.
O Judô, por exemplo, é indicado para portadores de deficiência visual. A natação, para amputados, portadores de paralisia cerebral, paraplégicos, entre outros. Se for portador de necessidades especiais, busque uma atividade que lhe dê prazer e seja a mais adaptada as suas condições. Os resultados vão lhe surpreender.