28/10/2011
Postura correta deve ser aprendida na adolescência.
28/10/2011
Dores na coluna têm sido reclamação frequente para muitas pessoas e é comum adolescentes já procurarem médicos e tratamentos para o problema. Profissionais da área já viram pessoas com 30 anos tendo que tratar Osteófito, popularmente conhecido como bico de papagaio, o que antes só aparecia em pessoas de mais idade.
Segundo Emannuelle Stella, fisioterapeuta especializada em pilates e reabilitação pulmonar, há muitas crianças obesas, com musculatura e abdome fracos, o que favorece alteração na postura e consequente dores na lombar. Ela fala da importância de estimular que a criança pratique atividades físicas para já adquirir um vínculo maior com exercícios, para passar a gostar e ter o costume desta prática, evitando se tornar um adulto sedentário.
Ela indica o pilates para adolescentes a partir dos 15 anos, o que vai ajudar no alongamento e fortalecimento muscular, auxiliando no desenvolvimento corporal. “Fortalecendo abdome, a pessoa começa a ter consciência postural. Passa a se tornar um hábito estar com o abdome sempre em contração, sustentando a coluna, o que chamamos de Power house no pilates”, explica.
As dores e alteração na coluna podem surgir não apenas por carregar mochilas pesadas, mas começa desde o simples movimento ao levantar da cama, ao sentar, ao andar. É preciso fazer uma reeducação. Principalmente pessoas muito altas tendem a ter mais problemas e precisam de fortalecimento e alongamento.
Quanto mais cedo começar a praticar o pilates, melhores resultados para o futuro, evitando diversas doenças. O mal alongamento e falta de resistência pode causar tendinite, problemas no joelho, artrose, bico de papagaio, muita dor na lombar, entre outros. Os exercícios podem ser feitos em aparelhos ou em bola, sendo que o ideal é que sempre tenha uma pessoa para acompanhar se os movimentos e respiração estão corretos. O recomendado é até duas pessoas por aula. O pilates trabalha a resistência e força, não volume muscular, não faz hipertrofia como na musculação.
As dores na coluna já começam na fase de desenvolvimento, com 12 ou 13 anos mais ou menos e, com uma postura inadequada, os danos podem ir aumentando. A prática do pilates começa a aliviar as dores, em qualquer faixa etária, já no primeiro mês. Emmanuelle explica que dificilmente vai tratar o problema, deixando a coluna reta, porque já houve alteração, mas consegue com que fique mais alinhada e acabe com as dores. A pessoa pode até mesmo parar de fazer pilates depois, que se ela desenvolver uma consciência postural não passará mais a sentir dor. “O pilates elimina o desequilíbrio ósseo-muscular. Vai fortalecer o músculo e então alinhar a estrutura óssea”, conclui.
O ideal é que seja praticado duas vezes na semana. Os exercícios são bem variados e a aula tem duração de 55 minutos com mais cinco minutos de relaxamento.
Respiração
A respiração é fundamental na prática do pilates, como também reflete no dia a dia. O pilates é trabalhado com técnicas de respiração que auxiliam no resultado e maior alongamento, gerando benefícios mais duradouros.
Especialista em reabilitação pulmonar, Emannuelle tem percebido que muitas crianças têm dificuldade em respirar corretamente. “Uma correta respiração limpa o pulmão e quando isso não acontece acumula muita secreção, facilitando o aparecimento de infecções”, detalha a fisioterapeuta. A má respiração influencia no ânimo da pessoa e a prática de exercício liberando todo o ar pode chegar até a dar sono.
Emmanuelle atende na Clínica de Fisioterapia Viver Sem Dor. Mais informações pelo telefone 3032-6234.