24/10/2011
Níveis altos de colesterol bom diminuem riscos de ataques cardíacos e derrames em pessoas com diabetes.
24/10/2011
Fonte:E-Band.com.br
Para chegar aos resultados, pesquisadores do Centro para Pesquisas de Saúde Kaiser Permanente, nos EUA, analisaram registros de saúde de 30.067 pacientes com diabetes que passaram pela instituição entre 2001 e 2006.
A opção do estudo por pacientes com diabetes se deve ao fato de que a doença pode aumentar os riscos de problemas cardiovasculares em até 87%, de acordo com um estudo de 2008. Dos pacientes estudados, 61% não apresentaram mudanças no nível de colesterol, 22% tiveram um aumento de pelo menos 6,5 mg/dl de sangue e em 17%, os níveis de HDL caíram na mesma quantidade.
Depois da medição, os pacientes foram acompanhados durante oito anos, para que fossem observados possíveis casos de internação por causa de infarto ou derrame. Resultado: os pacientes que tiveram o HDL aumentado sofreram 8% menos ataques cardíacos e derrames que os pacientes que não apresentaram mudanças no nível do colesterol, enquanto aqueles que tiveram redução nos níveis de HDL sofreram 11% mais infartos e derrames.
“A pesquisa representa uma boa notícia aos pacientes com diabetes, que já têm um maior risco de problemas cardiovasculares”, diz Suma Vupputuri, coautora do estudo. “Ela mostra que aumentar o HDL pode ser uma boa estratégia para evitar infartos e derrames. Também representa mais uma evidência da relação entre o HDL e as doenças cardiovasculares – neste caso, uma influência benéfica. Já se sabia que o LDL, o colesterol ruim, aumenta o risco de problemas cardíacos, mas a relação do LDL nunca foi clara”, finaliza.