23-09-2011
Um homem que estava sendo roubado na rua Generoso Marques, Centro, fez com que dois indivíduos fugissem sem levar seu veículo. O caso aconteceu por volta das 20h10min, de Sexta-feira (16).
Segundo informações repassadas a policiais militares, a vítima estava no interior de um veículo Parati esperando sua esposa que saía do trabalho. Os dois indivíduos apareceram e lhe deram voz de assalto. O homem num momento de descuido dos marginais jogou as chaves do carro e saiu correndo. Como não conseguiram fazer com que a Parati funcionasse, os bandidos deixaram o local.
Ao falar sobre a atitude desta vítima, o policial civil Marcos Antonio Gogola disse que ela não pode ser levada como um bom exemplo, pois a mesma poderia ter terminado com o dono do veículo ferido. O correto neste tipo de ocorrência é necessário seguir algumas dicas, que podem fazer com que a vítima não saia ferida ou até acabe sendo morta.
Dicas
Confira as principais dicas elaboradas pela Polícia de como se portar num caso de assalto: no momento em que o bandido anuncia verbalmente o assalto, a vitima não deve tentar fugir, correndo ou acelerando moto ou carro. Nesses casos normalmente o marginal faz um disparo na direção da vitima que tenta evadir-se. Jamais reaja, pois 80% das vítimas que tentaram impedir um assalto foram baleadas. Não realize movimentos bruscos, pois o criminoso pode imaginar que você esta esboçando uma reação ou tentando pegar uma arma de fogo. Iniciado o roubo permaneça imóvel, mostrando sempre as mãos e siga as determinações do bandido. Antes de realizar qualquer movimento (principalmente com as mãos) avise verbalmente o marginal para que ele não leve um susto e acabe acionando o gatilho do revólver.
Após anunciar o movimento que pretende realizar, faça-os de maneira lenta, sem afobação. Não olhe para os olhos do marginal, pois isso pode irritá-lo, tornando-o ainda mais tenso. Não tente negociar bens num momento tão crítico e perigoso. Pense somente na sua integridade física e mental e por isso entregue todos os pertences que o marginal ordenar. Mesmo que você tenha certeza que o ladrão possui uma arma de brinquedo, não tente dominá- lo, pois eles sempre estão acompanhados e o comparsa pode te ferir pelas costas.