Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 07:54:56
Saúde

Lançado programa de diagnóstico precoce do câncer

22-09-2011

O programa organizado pela APACN e financiado pelo Instituto Ronald McDonald irá capacitar 200 profissionais.

Lançado programa de diagnóstico precoce do câncer

22-09-2011 Fonte: Prefeitura da Cidade de Campo Largo

O prefeito de Campo Largo, Edson Basso, e o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Andrade, lançaram nesta terça-feira (20) o programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, no auditório do Hospital infantil Waldemar Monastier. O lançamento oficial contou com a presença do embaixador do Instituto Ronald McDonald no Paraná, Márcio Alves de Almeida Moreira, e do presidente da Associação Paranaense de Apoio a Criança com Neoplasia (APACN), Antonio Carlos dos Santos Lima, além de mais de 150 expectadores entre profissionais de saúde, diretores de escolas e autoridades locais.
O programa organizado pela APACN e financiado pelo Instituto Ronald McDonald irá capacitar 200 profissionais que atuam no programa Estratégia da Saúde da Família para identificarem sintomas do câncer em crianças e adolescentes de até 18 anos. O curso será ministrado por profissionais dos três hospitais referencia para o tratamento do câncer infantojuvenil: Hospitais das Clínicas, Erasto Gaertner e Pequeno Príncipe.
A coordenadora cientifica do projeto, Dra. Mara Pianovski, explicou como a capacitação acontecerá em Campo Largo e qual é o papel do diagnostico precoce para a cura do câncer em crianças e adolescentes. Segundo ela, para que todos consigam receber a mesma orientação e atenção, o curso será ofertado, em primeiro momento, para 90 profissionais que formarão quatro grupos de trabalho. Depois que concluam as quase 40 horas de capacitação inicia uma nova turma com mais 110 profissionais.

"Este curso tem por objetivo central fazer com que a criança chegue a um dos hospitais de referencia mais rápido. Os índices de cura do câncer, quando identificado precocemente, são superiores a 80%. Escolhemos Campo Largo para receber esta capacitação por ter um sistema de saúde organizado e de qualidade" disse.
De acordo com embaixador do instituto Ronald McDonald, no Paraná, programas como este são formas de retribuir para a comunidade todo o apoio que a instituição recebe, principalmente quando firmam parcerias com prefeituras. "Nossa maneira de corresponder ao apoio recebido foi proporcionar atalhos para o tratamento do câncer com qualidade para crianças e adolescentes, pois este público é o que mais sofre com a doença. Por isso o instituto foca nesta atividade. Investimos em projetos de parceiros e em programas próprios que contribuem para mudar o panorama da doença no país", declarou.
Segundo Moreira, que colaborou para a fundação do Instituto Ronald McDonald no Brasil, os projetos e parcerias com o poder público são essenciais para a manutenção dos programas. "Pois são elas que abrem as portas para esta grande rede do bem", declarou.
O presidente da APACN, Antonio Carlos dos Santos Lima, fez um breve relato histórico da associação demonstrando a importância, para toda a sociedade, do tratamento de crianças e adolescentes acometidos de câncer. O lançamento deste programa marca uma nova etapa no trabalho da saúde. "Hoje é um grande dia. O dia em que daremos inicio às ações de capacitação de equipes de um município promissor e comprometido com a saúde, que abriu suas portas para abraçar o programa", disse. O prefeito Edson Basso mostrou-se satisfeito com a possibilidade de melhorar o índice de cura do câncer em Campo Largo. O município, que já é referência em saúde a nível federal e estadual, por suas campanhas de vacinação bem sucedidas, combate à dengue e atendimentos especializados, investe em saúde 23,74% do orçamento em saúde pública, mais que o determinado pelo ministério da saúde [15%]. Isto mostra a preocupação da atual gestão em oferecer saúde digna a toda a população.

Escola da saúde- Na ocasião o secretário de Saúde, Carlos Andrade, anunciou o lançamento da escola Municipal de Saúde Pública, a qual irá oferecer periodicamente cursos de capacitação para todos os profissionais da saúde. O primeiro curso será o de diagnostico precoce do câncer. "As capacitações são o mínimo que podemos fazer para mantê-los motivados e valorizados", afirmou. O secretário fez os agradecimentos de praxe e finalizou mencionando resultado de pesquisa recente no município que indicou a satisfação de 72% da população com os bons resultados da saúde pública em Campo Largo. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Ângulo Pesquisas e Eventos no mês de junho