11-09-2011
Paraná envia aeronave para ajudar vítimas das enchentes, em Santa Catarina.
11-09-2011 Fonte: Banda B
A Polícia Militar do Paraná enviou no início da tarde deste sábado (10) uma aeronave e quatro tripulantes do Grupamento Aéreo (Graer) para ajudar no resgate e socorrimento das vítimas das enchentes que vem castigando algumas cidades de Santa Catarina, nos últimos dias. A equipe enviada é composta por um piloto, um co-piloto e mais dois tripulantes especializados neste tipo de trabalho, e que já atuaram naquele estado em 2008.
"Realizaremos trabalhos de defesa civil como busca, resgate e salvamento e entrega de medicamentos e alimentação principalmente para pessoas que estiverem ilhadas", descreve o Comandante do Graer, tenente-coronel Orlando Artur da costa. Em Santa Catarina, a aeronave paranaense se junta com aeronaves da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil, todas estas forças de segurança do estado vizinho.
A equipe enviada para santa Catarina é formada por policiais e bombeiros militares com a missão de ajudar as vítimas daquele estado. "A idéia e levar todo o material necessário e cuidar do funcionamento do helicóptero para não dar trabalho às outras equipes, e sim ajudar", explica o tenente-coronel Artur. De acordo com o comandante da equipe enviada, capitão William Fávero, a concentração de esforços maior será em Rio do Sul, uma das mais atingidas.
"Atuaremos no vale do Itajaí, Blunemau e Rio do Sul, todas cidades amplamente atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Nossas ações se darão por tempo indeterminado, ou seja, enquanto for necessário estaremos na região à disposição da Defesa Civil do estado vizinho", disse o capitão.
Situação em Santa Catarina - Segundo informações divulgadas neste sábado, 60 mil pessoas já abandonaram suas casas em Santa Catarina por conta das enchentes e 200 mil moradores estão sem água (com previsão de restabelecimento neste domingo (11). 36 cidades estão em situação de emergência e três em estado de calamidade pública. O nível do Rio Itajaísul está baixando lentamente.
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            