Sexta-feira às 31 de Outubro de 2025 às 11:20:50
Geral

Câncer

09-09-2011

Médicos recebem instrução para diagnóstico precoce de Câncer em crianças

Câncer

09-09-2011

Uma parceria bem sucedida entre Prefeitura de Campo Largo, Instituto Ronald McDonald e Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) irá resultar na capacitação de 90 profissionais de saúde para o diagnóstico precoce de câncer em crianças e adolescentes. A capacitação acontece de setembro a dezembro e abrangerá todas as equipes que atuam no programa Estratégia da Saúde da Família (ESF), para que identifiquem os sintomas da doença precocemente e consigam proporcionar o encaminhamento necessário.

O curso será ministrado pelos profissionais dos três hospitais envolvidos com a APACN, Hospital das Clinicas, Erasto Gaertner e Pequeno Príncipe em conjunto com Secretaria Municipal de Saúde. O instituto Ronald McDonald dará o aporte financeiro necessário para o desenvolvimento do projeto e a Prefeitura de Campo Largo será a responsável pela gestão de pessoas.

O projeto de capacitação para diagnóstico precoce é o segundo do gênero no Paraná, somente em Cascavel há outro na mesma proporção. Campo Largo foi escolhida para receber o piloto pela sua organização na área da saúde e capacidade de gerenciamento. "Campo Largo se destacou pela infraestrutura disponível para a saúde, a organização da área e por seus projetos e política de saúde aplicada no município", afirmou Dra. Mara Pianovsk, responsável técnica do projeto.

O município já é considerado referência em saúde no estado, pelas intensas campanhas de prevenção ao combate da dengue, campanha de vacinação, bem sucedidas, e atendimentos em hospitais especializados como o Hospital Infantil Waldemar Monastier. Para o prefeito Edson Basso a conquista desse reconhecimento se deve, essencialmente, pelo esforço dos profissionais envolvidos.

"As capacitações continuadas são fundamentais para conseguirmos nos manter como referência em saúde. Conquistamos isto com base em muito trabalho e estudo para a melhora da qualidade de vida. Entendemos que a manutenção, a partir de cursos de capacitação, é prioritária. Esta parceria [entre os três órgãos] dará suporte aos nossos profissionais e certamente melhorará o índice de cura das crianças e adolescentes portadoras de neoplasia", declara.

Instituto Ronald McDonald - O instituto é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1999, tem como missão promover a saúde e qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer e, assim, contribuir para mudar o panorama do câncer infantojuvenil no Brasil. Para isso, desenvolve programas que propiciem o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e tratamento para os acometidos da doença.

Uma das principais ações desenvolvidas pelo instituto é o McDia Feliz, na qual todo o recurso arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos), além de materiais promocionais confeccionados pelas instituições participantes e tíquetes antecipados - é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infantojuvenil de todo país.

APACN

A Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia presta assistência a crianças e adolescentes carentes portadores de câncer e a seus familiares. Sua Casa de Apoio hospeda em média 35 pacientes por dia e um acompanhante, são oferecidas cinco refeições diárias, atividades terapêuticas e recreativas e também escola especializada.

Além da Casa de Apoio a estrutura da APACN compreende Ambulatório Menino Jesus de Praga que atua em parceria com convênio entre o Hospital das Clinicas.