05-09-2011
Dóceis e brincalhonas.
05-09-2011
Fonte: Gazeta do Povo
Elas são pequenas, dóceis, divertidas, curiosas, não perdem uma oportunidade de brincar e quase não dão trabalho. Com um currículo desses, é fácil descobrir porque as chinchilas viraram as queridinhas entre aqueles que querem um pet pequeno, econômico e carinhoso.
"Raramente elas são agressivas. Pelo contrário, são muito leais e apegadas ao dono. Quando se acostumam com a família, elas pedem carinho, querem brincar, ficam no colo, atendem pelo nome e até fazem pequenos truques", explica o médico veterinário da Toca da Chinchila, especialista em chinchilas, cães e gatos, Fernando Quadros Dalledonne.
Ele explica que as chinchilas têm hábitos noturnos e adoram brincar durante a madrugada. Por isso, manter a gaiola no quarto pode não ser uma boa ideia. "Não são raras as noites em que a pessoa acorda com o barulho da rodinha mexendo."
Quanto à alimentação, os donos devem seguir algumas recomendações à risca para garantir a saúde dos animais. A primeira é não abrir mão do uso de uma ração específica para chinchilas. "Algumas pessoas oferecem rações para coelho, hamster e até cachorro, mas isso é um perigo, porque elas têm um sistema digestivo muito frágil e podem ter complicações", comenta a criadora de chinchilas há oito anos, Elisangela Peraceta de Andrade.
Também é preciso oferecer porções de verduras, frutas e legumes. "Como elas têm tendência à prisão de ventre e diarreia, é bom oferecer alimentos ricos em fibras, para regular o intestino, como alfafa, frutas secas sem açúcar, alface, maçã, damasco e ameixa", diz Dalledone. Amendoim, castanha e frutas gordurosas devem ser evitadas, assim como guloseimas e alimentos ricos em açúcar, sódio e gorduras.
Segundo ele, as chinchilas costumam se dar bem com outros animais quando acostumadas desde filhotes com essa companhia. Com outras chinchilas, a relação também costuma ser amigável. "No caso de serem um macho e uma fêmea, o ideal é que se faça a castração ou pelo menos a aplicação de anticoncepcional na fêmea para evitar uma superpopulação em poucos meses", diz. A gestação das chinchilas dura três meses e, 24 horas após o parto, elas entram no cio novamente.
Cuidados
A chinchila pode ser criada dentro de uma gaiola ou solta pela casa, mas o ideal é que os donos tomem cuidado com objetos deixados pelo chão. Sapatos, brinquedos, tapetes, livros, móveis e, principalmente, fios de telefone e aparelhos eletroeletrônicos são os preferidos e podem ocorrer acidentes graves, já que, ao roer um fio elétrico ou colocar as patas em uma tomada, o animal pode tomar um choque e morrer.
Na hora dos passeios, também é bom tomar cuidado. "Há pessoas que deixam os animais soltos, mas há o risco de atropelamentos ou de a chinchila se assustar com o movimento e fugir. Se ela fica na guia, pode ingerir alguma sujeira do chão e ficar doente. O melhor é ter uma gaiola específica, menor e mais arejada, para passear."
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            