02-09-2011
Alunos do Ensino Público têm acesso à Equoterapia.
02-09-201
Mais de 60 alunos do Ensino Público de Campo Largo estão participando de uma atividade diferenciada: aulas que utilizam o cavalo como um auxílio no tratamento de necessidades especiais. A Equoterapia faz parte dos serviços oferecidos pela Prefeitura na área de Educação.
É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar na busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais.
De acordo com a Ande Brasil (Associação Nacional de Equoterapia), esta atividade emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais. "A Equoterapia exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio", explica o site da instituição. A Ande Brasil também afirma que a interação com o cavalo, desde o primeiro contato, o ato de montar e o manuseio final com animal desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima aos praticantes.
Em Campo Largo 66 alunos da Escola Municipal de Educação Especial Professora Neuza Lúcia J. Barbosa, do Cemae e da ERCE participam desta modalidade terapêutica. Segundo a fisioterapeuta Ana Regina Diniz, para participar do programa o paciente deve realizar uma avaliação: "a qual é feita pelo fisioterapeuta da instituição de origem do paciente" - diz.
Os atendimentos são realizados por uma equipe especializada em um Haras contratado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a qual também disponibiliza o transporte dos alunos até o local.