26-08-2011
Produtores presentes em visita técnica da UFPR.
26-08-2011
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural organizou uma visita técnica para 14 produtores de hortaliças de Campo Largo. O evento foi realizado na Fazenda Canguiri da UFPR em parceria com o SEBRAE, o SENAR, o CEASA e alguns municípios da RMC (Região Metropolitana de Curitiba). Os produtores de Campo Largo foram acompanhados do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Lino Petry e da Engenheira Agrônoma Selma Aparecida dos Santos. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural, o estudo é resultado de um trabalho iniciado em Setembro de 2010, onde foi realizado um diagnostico da referida propriedade, o qual possibilitou a identificação das dificuldades no manejo da produção de hortaliças e também exemplos que estão dando bons resultados: "a intenção foi de apresentar aos produtores a realidade atual da atividade", lembra Petry.
Na sequência os produtores participaram de várias oficinas, nas quais puderam identificar as principais doenças que ocorrem nas hortaliças; diferenciar insetos e pragas (causadores de danos às plantas) e identificar insetos benéficos, conhecidos como inimigos naturais das pragas agrícolas. Os agricultores também conheceram maneiras de se controlar a erosão através do Plantio Direto na palha, "a palha sobre a superfície protege o solo contra o impacto das gotas de chuva, reduzindo a desagregação e o selamento da superfície, garantindo maior infiltração de água e menor arraste de solo" - explica o Secretário. A Engenheira Agrônoma Selma dos Santos afirma que é muito importante a participação dos produtores campo-larguenses neste tipo de evento: "é uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos, aperfeiçoar aquilo que já vem dando certo e, principalmente, promove a troca de experiências com produtores de outros municípios", diz.
Para o secretário, a parceria do Governo Municipal com outras organizações é um exemplo de que é possível melhorar os resultados. A busca de parcerias com entidades que podem contribuir com serviços de qualidade técnica eficiente, no manejo, produção e comercialização da agricultura familiar de Campo Largo é contínua. "Nosso objetivo é proporcionar aos nossos agricultores e agricultoras, novos conhecimentos e ferramentas para ampliarem sua produtividade e qualidade, com isso eles aumentam sua rentabilidade. Acredito que estamos no caminho certo, pois os agricultores ficaram satisfeitos e voltaram com novas informações para aplicarem na sua atividade, destacou Lino Petry".
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            