Sabado às 01 de Novembro de 2025 às 01:28:14
Geral

Cidade

19-08-2011

Frota de veículos reflete o crescimento do Município

Cidade

19-08-2011

Nos últimos anos, o número de veículos em circulação vem aumentando em todo o Brasil. Em Campo Largo, os automóveis registrados saltaram de 38 mil para 53 mil desde 2007 até Junho deste ano. Em 2008, o número de registros era de 42 mil veículos e, em 2009, mais de 48 mil. No ano passado, eram 50.749 veículos.

O movimento demonstra o aumento do poder aquisitivo das classes C e D nos últimos anos com as facilidades de crédito. Outro fator é o crescimento do Município, visto por locais vizinhos como uma boa alternativa para viver próximo à capital, porém de forma mais afastada da grande movimentação.

Além da frota proveniente do Município, há também grande quantidade de veículos com registro em outros lugares. Hoje, as estatísticas apontam mais de 10 mil veículos nessas condições circulando diariamente em Campo Largo, além dos milhares de veículos que trafegam na BR 277, no trecho que corta a cidade.

Com esse aumento, novas ações de melhoria das vias se tornam necessárias para auxiliar na segurança do trânsito e não influenciar negativamente o fluxo de veículos. De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Campo Largo (Deptran), Nivaldo Godoy Guerin, o Município vem implantando ações de melhorias que já podem ser conferidas. "Um exemplo de obra realizada recentemente é a retirada das floreiras da Rua Marechal Deodoro", afirma, ressaltando que a ação melhorou a visibilidade das câmeras de segurança no Centro da cidade, especialmente na rua Marechal Deodoro.

As vagas de estacionamento também se tornam mais escassas. Uma ação amplamente debatida na cidade, o Estacionamento Regulamentado (EstaR), veio com o objetivo de aumentar a rotatividade de veículos na área central. Embora muitos se posicionem contra o projeto, o objetivo é democratizar o número de espaços disponíveis, segundo Guerin: "o EstaR vem proporcionando mais segurança a motoristas e pedestres, estimula o uso de meios de transporte de massa, diminui o nível de ruído e reduz o número de furtos de veículos", destaca. O movimento no comércio também teve um aumento devido à maior agilidade que as operações passaram a ter.

A sinalização, outro ponto essencial para a correta fluidez do trânsito, também vem passando por mudanças. Nos semáforos, por exemplo, houve a alteração de três para dois tempos nos equipamentos, além da implantação de binários em algumas ruas. Hoje, muitas reclamações surgem devido à falta de sincronia entre os semáforos da região central.

Guerin adianta a breve instalação dos dispositivos. "Os novos equipamentos já foram licitados, estamos aguardando os trâmites legais para podermos instalá-los", diz.