19-08-2011
Sergio Luiz Negreiros Dias (45), um curitibano fundista, deficiente visual que só enxerga 15%, corre há 30 anos em maratonas em todo o mundo. Ele já participou das para-olimpiadas em Nova York e Coreia do Sul e, agora, treina em Campo Largo com o fundista Dirceu José Busmayer, o seu guia, para participar de uma prova internacional em Foz do Iguaçu, no próximo dia 25 de Setembro.
No último final de semana a dupla realizou treino no São Luiz do Purunã, Estrada das Camarinhas, percorrendo um total de 30 quilômetros. "Eu senti alguma dificuldade devido ao piso irregular e das pedras", disse ele, adiantando que esse talvez seja um dos problemas que vai enfrentar em Foz e, por isso, precisa estar preparado.
Guia
O fundista campo-larguense Dirceu José Busmayer, o guia de Sergio, já é experiente em maratonas, mas nunca correu como guia, em para-olimpíadas ou provas especificas para portadores de deficiência. "É uma experiência nova, que estamos enfrentando com naturalidade. Vamos treinar pelo menos duas vezes por mês, porque pretendemos participar desta e de outras provas, em dupla", explicou ele.
Sergio lembra que ele foi um dos primeiros deficientes visuais a sair do Brasil para participar de provas em outros países, e que pretende continuar competindo enquanto tiver forças para tal.
Em Campo Largo a dupla teve o apoio do casal José Antonio e Lidia Elza Mozuch, do Taquaral. A dupla ainda não tem patrocinador. Por isso Sergio pede que os empresários da região, que queiram ajudá-los, podem entrar em contato pelo telefone (41) 9648-6260.