Sabado às 01 de Novembro de 2025 às 01:27:03
Geral

Dia do solteiro

15-08-2011

Dia do solteiro: 85 milhões de brasileiros estão desacompanhados

Dia do solteiro

15-08-2011 Fonte: Paraná Online

Ser solteiro ou não, atualmente, se tornou uma opção de vida e estar sozinho já não é tão mal visto como antigamente. Cerca de 85 milhões de pessoas estão sozinhas atualmente no Brasil, sendo que destes 74 milhões são solteiros e 11 milhões separados, divorciados ou viúvos, segundo o último censo do IBGE. Nesta segunda-feira (15), comemora-se o Dia do Solteiro no País.

A diretora da Par Ideal, agência de casamento de Curitiba, Sheila Rigler, afirma que os solteiros que optam pelo casamento estão cada vez mais procurando o seu par mais tardiamente, tanto o homem como a mulher. "As pessoas estão priorizando a vida profissional e quando estão bem-sucedidas profissionalmente é que pensam em se casar", afirma.

Na opinião da diretora da Par Ideal, os solteiros de hoje sabem o que o que querem. "A grande maioria dos solteiros é bem-sucedida, mais madura e muito mais exigente que antigamente", conclui Sheila.

Solteiros convictos

Segundo Sheila, hoje já tem homens que preferem casar aos 40 ou aos 50 anos. "São os solteiros convictos. Eles não têm problemas biológicos como as mulheres e querem ter filhos com mulheres mais jovens", relata Sheila.

O piloto Aristides Athayde Junior, 33 anos, está solteiro, mas tem planos para ter dois filhos no futuro. "Tenho vontade de ser pai, mas não tenho pressa. Se eu encontrasse a mulher ideal hoje, iria morar junto por um tempo para ver se realmente iria dar certo, antes de casar e ter filhos", diz o piloto.

Para as mulheres, ficar solteiras para se casar mais tarde é complicado. "O homem não quer as mulheres de 38, 40 anos para ter filhos a partir desta idade. Os homens se preocupam com o relógio biológico das mulheres", avalia Sheila. Segundo ela, a Par Ideal tem um volume "muito grande" de pessoas com 30 a 40 anos a procura de casamento. Sessenta por cento dos cadastrados na empresa são mulheres e 40% são homens.

Para a terapeuta de casais e proprietária da agência de casamentos A2Encontros, Cláudya Toledo, tanto as mulheres como os homens solteiros têm dificuldades para encontrar o seu par. "As mulheres estão muito focadas na vida profissionais até os 35 anos e até aí são ficantes e não desenvolvem relacionamentos sérios. Aí quando resolvem se casar já passaram da idade. Os homens procuram mulheres até 30, 32 anos para terem filhos", avalia. Cláudya é autora de livros como "Sexo e Segredo dos Casais Felizes", "Manual da Cara Metade" e "Eles Dão Simples, Elas São Complexas".

Segundo Cláudya, quando os homens são mais jovens têm mais dificuldades para encontrar mulheres mais novas que queiram ter um vínculo porque elas estão voltadas para a profissão. "Quando os homens atingem a faixa etária dos 40 anos se deparam com mulheres que já se casaram e tiveram filhos e eles não querem os filhos delas. Assim como os homens, as mulheres também não querem os filhos deles", comenta a terapeuta de casais.

Curitiba

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope em março deste ano sobre o número de casados e solteiros das capitais brasileiras, 29% da população adulta de Curitiba é formada por solteiros. O perfil aponta que eles têm em média 29 anos e estão mais preocupados com suas carreiras. Setenta por cento deles procuram estar atualizados profissionalmente e mais da metade declara que se mantém em dia com os avanços tecnológicos.

Ainda segundo a pesquisa do Ibope, os solteiros de Curitiba se diferenciam em seus interesses, sendo que 74% deles gostariam de viajar para conhecer lugares exóticos, 58% alegam ter um grande espírito aventureiro e 51% se consideram interessados pelas artes.