Terça-feira às 13 de Maio de 2025 às 01:21:24
Geral

Orçamento Participativo

17-11-2009

Campo Largo é uma das 35 cidades brasileiras participantes num total de 150 cidades do mundo.

 

Orçamento Participativo

 17-11-2009

 A partir desta semana, o programa de governo do município, denominado Orçamento Participativo, passa a ser membro da rede brasileira de Orçamento Participativo. O OP Campo Largo passou por uma análise durante vários meses, onde sua concepção e atuação foram analisadas. Após a participação no "Seminário Nacional Democracia Participativa", realizado nos dias 12 e 13 deste mês em Belo Horizonte, foi considerado membro da rede brasileira de Orçamento Participativo.
     De acordo com a coordenadora do Orçamento Participativo, Christina Minuzzo, somente 35 cidades do país fazem parte da organização que concentra 150 municípios do mundo. Segundo Christina, o critério para inclusão reside em implementar o OP em um modelo de gestão democrática, "que mantenha os princípios de inclusão social, distribuição de renda e participação popular decisória" - explica.
     No seminário foram debatidos modelos de gestão democrática implantados no Brasil e no mundo através do Orçamento Participativo (Brasil) e Pressuposto Participativo (Europa, África e América Latina). "Os dois dias de intenso debate foram abertos pelo Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda e seu vice, Roberto Carvalho, pelo Padre Geraldo Magela, do Observatório do Milênio e Vagner Caetano, Secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República, tendo a presença de convidados dos governos da França, entre outros países" - conta a coordenadora do OP no município.
     Segundo Christina, o evento contou com presenças de representantes da França, Espanha e Portugal, membros do Governo Federal, de Prefeitos (as) de várias capitais brasileiras, de Márcio Pochmann, do Instituto de Ciências Aplicadas (IPEA), Eduardo Pereira Nunes, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Afonso Henrique Borges, da Fundação João Pinheiro (FJP), e outras entidades.
     Para a coordenadora do programa, a participação neste Seminário confirmou a importância do OP para a cidade: "a prática da participação popular em nosso município, implantado na gestão democrática no Governo Edson Basso está no caminho certo e vem colocando cada vez mais Campo Largo no cenário nacional, destacada por suas realizações, que acontecem dentro do pressuposto da inclusão social que participa, decide e transforma a nossa cidade." - ressalta.