14-11-2009
Técnicos da Nasa fazem testes na Terra com o objetivo
de encontrar uma forma de libertar o veículo em Marte.
14-11-2009 A Nasa (agência espacial dos EUA) vai começar na próxima segunda-feira (16) uma operação para tentar "libertar" o Spirit, uma espécie de jipe que explora o solo de Marte. O problema é que desde abril o veículo está atolado na areia do planeta.
Apenas cinco das seis rodas do Spirit estão funcionando - uma delas está com problemas desde 2006. Os técnicos da agência vão enviar comandos para que as cinco rodas comecem a girar para frente, em uma tentativa de fazer com que o veículo comece a andar.
O processo deve ser longo e há grandes chances de não dar resultados, diz a Nasa. Já no dia seguinte ao envio dos comandos o robô vai enviar dados que serão analisados pelos técnicos com o objetivo de armar uma estratégia para uma segunda tentativa. O processo de "tirar a Spirit do buraco" deve durar até o começo de 2010.
Doug McCuistion, diretor do programa de exploração de Marte da Nasa, diz que, mesmo que não seja possível desatolar o Spirit, os cientistas vão tirar lições importantes do procedimento.
- A movimentação em Marte é algo desafiador e, qualquer que seja o resultado, as lições do trabalho para libertar o Spirit vão aumentar o nosso conhecimento sobre como analisar o solo de Marte e dirigir robôs no planeta. O Spirit permitiu que fizéssemos descobertas fantásticas e que tivéssemos vistas maravilhosas durante sua longa permanência em Marte, que já é 22 vezes maior do que o planejado.
O Spirit e seu "irmão", o Opportunity, chegaram ao solo de Marte em 2004 - ou seja, eles exploram o planeta há cinco anos, quando na verdade a missão prevista era de apenas 90 dias.
Fonte:R7.com