Terça-feira às 13 de Maio de 2025 às 11:32:33
Geral

Àgua na Lua

16-11-2009

Descoberta foi feita após choque de sonda com cratera do satélite.

Àgua na Lua

16-11-2009

A Nasa (agência especial dos EUA) anunciou a descoberta de uma quantidade significativa de água congelada em uma cratera na Lua, o que aumenta a expectativa pela possibilidade de criar uma base permanente para missões humanas no local.

 A agência diz que a "descoberta abre um novo capítulo em nossa compreensão da Lua".

 A descoberta foi feita com base em dados obtidos pela missão da sonda LCROSS (Satélite de Observação e Sensoriamento de Cratera Lunar), que se chocou com o fundo de uma cratera no polo sul da Lua no dia 9 de outubro, em uma operação destinada a constatar a presença de água no satélite natural da Terra.

 O equipamento chegou a uma velocidade de 9.000 km/h, criando uma cratera de 20 m de diâmetro por cinco de profundidade, lançando 350 toneladas de material a até 10 km de altura, levantando a ampla nuvem iluminada pelos raios do Sol. Esses escombros foram analisados e chegou-se à conclusão de que existe água congelada no local.

 Há muito tempo os cientistas especulam sobre a origem das grandes quantidades de hidrogênio - um dos elementos da água - que são observadas por sondas que visitam a Lua.

 As descobertas da LCROSS indicam que a água pode estar em quantidade muito maior do que se esperava. Mas ainda é preciso fazer mais estudos para identificar a distribuição e o volume exatos da substância.

Fonte:R7.com