26-07-2011 Fonte: Paraná Online
A greve dos departamentos de produção e manutenção da fábrica da Matte Leão, em Fazenda Rio Grande, completará uma semana nesta terça-feira (26). No último dia 19, os funcionários da empresa entraram em greve para reivindicar reajuste de 10% nos salários.
A paralisação atinge em média 70% dos trabalhadores em cada turno, de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Mate, Alimentação, Laticínios, Torrefação, Carnes e Derivados e Ração de Curitiba e Região Metropolitana, Juarez Adão Couto da Silva.
Segundo Silva, a paralisação irá continuar até que a empresa ofereça uma contraproposta às reivindicações dos trabalhadores. A proposta da empresa é de 7% de aumento para os trabalhadores que ganham o piso - hoje de R$ 660,00 - e 6,3% para os demais profissionais com salários de até R$ 4 mil.
Ainda segundo o sindicato, a categoria teria recorrido ao Ministério Público para denunciar suposta coação aos funcionários, que estariam sendo obrigados a trabalhar contra a vontade.
O outro lado
Em nota, a Matte Leão disse que a proposta não se restringe apenas ao aumento salarial e considera vários outros benefícios que hoje não são contemplados pela convenção coletiva da categoria. A empresa disse ainda que a adesão não é total e o sindicato vem respeitando o direito dos empregados que decidem não aderir ao movimento. "A empresa continua aberta ao diálogo enquanto aguarda a decisão judicial que atenda todas as partes envolvidas neste processo de negociação", finaliza a nota.