17-06-2011
O Fanático F. C. já em 1945 passou a disputar jogos amistosos, festivais e torneios que na época eram realizados em Campo Largo e cidade vizinhas.
O campeonato campo- larguense somente começou a ser disputado em 1948 com o Fanático sendo o campeão nas duas categorias, primeiro foi o Juvenil e depois o Titular (1º Quadro).
Em Curitiba, naquele tempo, existiam muitos times amadores como o Poty que tinha já seu campo fechado e foi dali que muitos jogadores saíram para os times profissionais como o Atlético, Coritiba, Ferroviário, Bloco Morguenau, Palestra Itália, Britânia.
E em 1945 o Fanático foi disputar o amistoso com a fortíssima equipe do Poty que tinha seu estádio onde é a Praça da Espanha em Curitiba.
E durante o jogo foi tirada a foto que hoje está ilustrando e deu origem e esta matéria e que pertence ao álbum de recordações da Terezinha Kuster Pianaro.
Esta foto mostra o grande goleiro Gastão Xavier Kuster que foi um dos fundadores do Tricolor da Baixada, que sem sombras de dúvidas, foi um dos maiores goleiros do Fanático e do futebol de Campo Largo em todos os tempos.
O Gastão além de atleta foi técnico, diretor e presidente do time do seu coração.
Por isso o Ginásio de Esportes do Fanático que está junto ao Estádio Ângelo Antonio Cavalli leva seu nome como uma homenagem póstuma prestada do Tricolor na liderança do presidente Haroldo Whol que foi inaugurado no dia 14 de Maio de 2003.
Com certeza todos os familiares do saudoso Gastão ao verem e lerem esta matéria irão sentir uma grande saudade e também amigos e torcedores do Leão da Baixada que viveram ou conheceram o grande goleiro.
Um agradecimento especial desta coluna a prezada amiga e grande desportista Terezinha Kuster Pianaro pelo empréstimo da foto.