17-06-2011
Colégio Clotário Portugal realiza pesquisa socioeconômica no Meliane
17-06-2011
Cerca de 60 alunos do Segundo Ano do Colégio Desembargador Clotário Portugal realizaram, na última Sexta-feira (10), uma pesquisa socioeconômica e um trabalho de ação social, no Meliane, um dos bairros mais carentes da cidade. O projeto, do professor de Sociologia, Antonio Carlos Macena, tem por objetivo levantar o perfil socioeconômico dos moradores do bairro e propor ações públicas para melhoria da qualidade de vida da população.
Os estudantes tiveram apoio de vários órgãos públicos do Município, da área da Saúde, e da Guarda Municipal. Durante toda a manhã eles percorreram as ruas do bairro, entrevistaram moradores e distribuiram doces para a criançada e roupas usadas. Também realizaram um bazar, com roupas e calçados a preços bastante acessíveis, para os moradores. Foi desenvolvido, ainda, o projeto de castração de cães e orientações em outras áreas.
Necessidades
Além das orientações sobre o combate à Dengue, ao Escorpião, Lexosceles (Aranha Marrom) e a taturana, os estudantes levantaram questões sobre Meio Ambiente, Segurança e Saneamento Básico, captando as necessidades da população para propor ações do Governo Municipal, nessas áreas.
Para o professor Macena, "o mais importante foi o impacto que o trabalho causou nos estudantes. Eles conseguiram mensurar as diferenças sociais e as necessidades daquela população, que com muito pouco se sente satisfeita, enquanto eles têm tudo e não dão o valor necessário", explicou, adiantando que "o trabalho foi uma lição de vida".
O material colhido pelos estudantes ainda será sistematizado para mostrar o seu resultado, Mas de cara eles detectaram a necessidade de construção de uma creche, pavimentação urbana, atenção especial da área de Saúde e de Segurança Pública.
O professore Macena está programando para o próximo dia 29 de Junho, uma Manhã Cultural, com os alu