16-06-2011
Vacinação contra a pólio começa neste sábado
16-06-2011 Fonte: Prefeitura da cidade de Campo Largo
No sábado, dia 18, inicia a primeira etapa de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos (0 - 4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A abertura da Campanha no município será realizada na quarta-feira (15), às 10 horas, no Centro Municipal de Educação Infantil Rudolf Gorhinger, no Bairro Águas Claras, com a presença do Zé Gotinha que irá vacinar as crianças. Nas demais Unidades de Saúde (UBS) a vacinação começa no sábado, o Dia D. Dia D- Além das UBS também estarão recebendo crianças para vacinação, durante o sábado, das 8 às 17 horas, as Escolas municipais João Santana, Monsenhor Ivo Zanlorenzi, José Alexandre Sávio, Almede Baridotti Galdino, Dona Fina, CMEI Antonio Gabardo Junior. E também pontos alternativos como a Associação de Moradores Santa Luzia (Ferrari) e Capela Nossa Senhora das Graças (Partênope).
As Ubs que ficarão abertas para a vacinação serão Botiatuva, Águas Claras, Vila Glória, Itaboa, Rivabem, Fazendinha, Rondinha, Caratuva, Ferraria, Guarany, Cercadinho, Centro de Saúde e Expresso Saúde. A população de Itambezinho, Três Córregos, São Silvestre, Santa Cruz, São Pedro, Pinheirinho e Cahiva, poderão procurar a UBS mais próxima de sua residência durante a semana.
Próxima Etapa - A segunda fase começa no dia 13 de agosto, nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam mais duas gotinhas contra a pólio. Em cada etapa da campanha, a meta é vacinar 95% do público-alvo. É importante levar a carteira de vacinação das crianças, para atualização das doses aplicadas.
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave, na maioria das vezes, a criança adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus e a contaminação ocorre principalmente por via oral.
Brasil sem poliomielite - O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação. A doença ainda é comum em alguns países africanos e asiáticos.