Sabado às 11 de Outubro de 2025 às 12:24:54
Geral

Campo Largo participa de audiência pública sobre Plano Nacional de Educação

Campo Largo participa de audiência pública sobre Plano Nacional de Educação

10-06-2011

A Coordenadora do Orçamento Participativo de Campo Largo, professora Christina Minuzzo, representou o Executivo Municipal na Audiência Pública que discutiu o Plano Nacional de Educação, na Assembleia Legislativa do Paraná, no dia 6 de Junho. A audiência faz parte de uma agenda que está acontecendo em todo o Brasil: Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, e em breve em Campo Grande, Vitória e Florianópolis. Além de discutir e ampliar as vinte metas estabelecidas pelo Plano para o decênio 2011-2020, - fruto também de debates da Educação - seguiu um calendário no Paraná, estabelecendo estratégias para a implementação de propostas. Estão sendo mapeadas demandas, diagnosticadas as necessidades de expansão física das escolas, do número de professores e funcionários, bem como das taxas de evasão escolar, conforme cada realidade do nosso País.

Para Christina Minuzzo, a visibilidade destas audiências é tão importante quanto os avanços práticos, "caminha no sentido de definir também o índice de investimento do PIB na Educação, forma eficaz de assegurar que os recursos necessários serão providos pela União, Estados e Municípios", afirma.

AUTORIDADES

Na ocasião, estavam presentes o vice-governador e secretário de Educação do Estado, Flávio Arns, o deputado federal Ângelo Vanhoni, relator do PNE na Câmara dos Deputados, presidindo a Audiência juntamente com o Deputado Estadual José Lemos, membro da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, o Reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, Francisco Chagas, Secretário-adjunto do MEC, representantes da CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, do Conselho Estadual de Educação, da APP-Sindicato, do Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública, entre vereadores, prefeitos e secretários de educação de vários municípios do Estado.

A representante de Campo Largo afirma que a participação do Executivo Municipal nestes debates é fundamental. "Como educadora há tantos anos, sempre lutei pela Educação, principalmente nos movimentos sociais e sindicais. Acredito que só temos a ganhar em nosso Município com o PNE: o reflexo dele será a melhoria da qualidade de ensino em todos os níveis, a valorização dos professores e funcionários, a gestão democrática e o reforço à luta pelo respeito às diversidades. É um grande desafio que temos pela frente, por isso, precisamos levar este debate para nosso cotidiano das escolas e comunidades", afirma Christina.

Além da defesa do aumento do PIB na Educação, outras metas estão presentes no PNE, como a garantia de Plano de Carreira para todos os profissionais do Magistério e o atendimento escolar universalizado através da elevação da taxa de matrículas em todos os níveis. Discutiu-se também a necessidade de propor que 50% do fundo social do Pré-Sal seja investido em Educação.