Sabado às 17 de Maio de 2025 às 06:14:44
Geral

Famtour

10-06-2011

Agentes de Turismo conhecem Campo Largo em um Famtour

Famtour

10-06-2011

Cerca de 15 operadores de Turismo e agentes de Viagem de vários pontos do Brasil, conheceram Campo Largo na última Quarta-feira (08), acompanhados de funcionários do Ministério do Turismo e da Universidade Federal do Paraná. O objetivo do passeio foi mostrar alguns dos principais produtos turísticos do Município, que se prepara para receber milhares de turistas, na Copa do Mundo de 2014.

A visita começou no Museu do Mate, seguindo pela Rota Polonesa, Rota da Louça e terminou com visita à Vinícola Famíglia Zanlorenzi (Vinhos Campo Largo). O grupo ficou satisfeito com o que viu e experimentou, e atestou o produto "Campo Largo", para incluí-lo em sua "prateleira", para ofertar pacotes para os turistas que visitam a região. O encontro foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário de Campo Largo, setor de Turismo.

Rota do Mate

Os agentes e operadores de Turismo foram recepcionados, no Museu do Mate, pelo vice-prefeito Dante Vanin e pelos secretário de Desenvolvimento Agrário, Lino Petry. Durante a visita foi servida uma roda de Chimarrão, bebida que a maioria dos visitantes nunca tinha ouvido falar. Após conhecerem a história do Mate, e prová-lo, eles foram surpreendidos pela apresentação de um grupo folclórico, o "Sinuelo da Cultura", do professor Marcos.

As crianças e jovens do "Sinuelo da Cultura" mostraram, com desenvoltura, um pouco da cultura regional e convidaram os visitantes a se integrarem à dança.
Também se apresentaram, no Museu, os componentes do Grupo Firmamento, com a boa música regionalista, que encantou os visitantes.

A visita prosseguiu pela Rota dos Poloneses, sendo o almoço servido no Restaurante Polonês Nova Polska. Lá os visitantes conheceram a história da imigração polonesa na região, conheceram o Museu da Família de Celia Antochevis, dona do restaurante, passearam de charrete e descansaram em redes armadas à sobra de quiosques.

Rota da Louça

Os visitantes foram levados, em seguida, à Rota da Louça, com visita à fábrica da Porcelanas Germer, no Jardim Social/Guabiroba. Recepcionados pelo diretor presidente da empresa, Antonio Girardi, eles conheceram a História da Louça, em Campo Largo e Santa Catarina, e conheceram o processo de produção, desde à mistura da matéria prima, à queima e decoração.

Chamou a atenção dos visitantes, a dedicação de cada funcionário e a atenção ao trabalho que realizavam. Uma funcionária com 74 anos de idade, Nilza Afranio Lopes, com 47 anos de profissão, na área de decoração, "filete", há 40 anos funcionária da empresa, foi muito elogiada, pela mão firme, com um pequeno pincel, que dá um toque artístico às peças, muitas delas decoradas com tinta de ouro.

A Germer é uma das maiores produtoras de porcelana de mesa do País, e encontra-se num grande processo de transformação, com a aquisição de equipamentos ultramodernos, que devem melhorar ainda mais a produção e a qualidade da sua porcelana, que é exportada para todo o mundo.

Girardi elogiou a iniciativa do o pessoal da Prefeitura Municipal de Campo Largo e do Ministério do Turismo, pela iniciativa do Fam Tour, garantindo que todos os grupos serão bem recebidos pela empresa, para conhecer o processo de produção de uma das melhores porcelanas produzidas no País.

Vinhos

Em seguida o grupo foi levado à Vinícola Famíglia Zanlorenzi (Vinhos Campo Largo), onde conheceu a História da Vitivinicultura no Brasil, e especialmente em Campo Largo e no Rio Grande do Sul, onde a empresa possui unidades fabris. Após a recepção e palestra, o grupo visitou a fábrica, conhecendo todos os processos de produção e de qualidade. No final, a degustação de vários tipos de vinho, com destaque para os campeões Lunar e Baccio, com várias medalhas em concursos internacionais.