08-06-2011
Totem em Curitiba contará vítimas do trânsito no País
08-06-2011 Fonte: Paraná Online
Entrou em funcionamento na tarde desta terça-feira (7), em Curitiba, um totem com sistema de contagem de vítimas de trânsito no Brasil. A capital é uma das cinco cidades brasileiras que estão participando do programa. A iniciativa é do movimento "Chega de Acidentes", em parceria com a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), dentro da programação da "Década de Ações pela Segurança do Trânsito", definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período 2011-2020. O equipamento será atualizado automaticamente com o banco de dados das vítimas do trânsito Ministério da Saúde (MS).
Somente em Curitiba, no período de janeiro até as 0h de segunda-feira, foram registrados 3.462 acidentes com 2.068 vítimas. No Brasil, de 2009 até agora, este número é de quase 270 mil acidentes com 64.471 vítimas fatais. "O mais chocante destes índices é o número de vítimas jovens envolvidas", lamentou o tenente-coronel Loemir Mattos de Souza, comandante do Batalhão de Trânsito (BpTran).
Ainda segundo ele, os horários que mais ocorrem os acidentes coincidem com os horários de pico do trânsito. No entanto, tem sido observado um grande aumento no número de sinistros durante os fins de semana, principalmente aos sábados pela manhã. "Na madrugada a maior causa dos acidentes ocorre devido a alta velocidade ou embriagues ao volante", salientou.
Para as autoridades o totem tem como objetivo conscientizar a população em geral sobre os riscos da direção. "Que as pessoas não vejam ali somente um número, reflitam também que por trás destes números há uma vida ceifada pela violência no trânsito", relatou Marcos Isfer, presidente da Urbs. A promessa das autoridades é aumentar a fiscalização sobre os motoristas. "Antes de assumir o comando do BpTran, o batalhão fazia 0,5 ações por dia. Hoje, passamos a duas ações em média por dia", relatou Mattos.
Dentro das ações ainda estão previstas campanhas de conscientização dos motoristas. O totem foi instalado na Rua Prefeito Lothário Meysner, perto do Jardim Botânico, de forma a ser visto com facilidade por motoristas e pedestres. O local foi escolhido por ser uma região com grande fluxo de veículos e um grande número de condutores jovens.
Fazem parte do projeto em Curitiba, além da Urbs e da Secretaria Municipal da Saúde, BPTran, Siate, Samu, Corpo de Bombeiros, Detran, Hospitais Cajuru, do Trabalhador e Evangélico, as Universidades Federal e Católica do Paraná, Polícias Rodoviárias Federal e Estadual. Também participam do projeto a Delegacia de Delitos de Trânsito, DER, OAB, SEST/SENAT, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Conselho Estadual de Trânsito, IPPUC e secretarias municipais da Educação, Defesa Social, Governo Municipal e Antidrogas, e Secretaria Estadual da Saúde.