04-06-2011
Estresse pós-traumático aumenta risco de infarto
04-06-2011 Fonte: R7 Notícias
Uma pesquisa norte-americana revelou que o estresse pós-traumático pode aumentar as chances de sofrer de doenças do coração.
Esse tipo de transtorno costuma afetar pessoas que tenham sofrido ataques violentos, como estupro, quem enfrentou situações de conflito ou sobreviveu a desastres naturais.
Os pesquisadores do Centro Médico de Veteranos de Los Angeles, na Califórnia, acompanharam 637 militares veteranos de guerra nos Estados Unidos durante três anos e meio. Entre os pacientes, os médicos encontraram indícios de estresse pós-traumático nos que sofriam de doenças do coração. No grupo, 88 deles foram diagnosticados com o transtorno.
Entre os pacientes com o transtorno, 75% apresentaram artérias entupidas, em comparação com 59% dos outros pacientes que não sofriam com o transtorno. O entupimento das artérias é a principal causa do infarto
Os veteranos tinham idade média de 60 anos e a maioria era de homens. Durante os anos de estudos, 10% dos pacientes sem o estresse morreram. Entre aqueles que possuíam o transtorno, o número de mortes foi de 17%.
Os médicos afirmam que ainda não está comprovada a ligação entre o estresse e problemas de saúde, como o aumento do risco de doenças de coração. Mas afirmam, no entanto, que pessoas com o transtorno devem ser monitoradas com mais cuidado, pois os hormônios do estresse podem influenciar no aumento do risco de doenças do coração.