Sabado às 17 de Maio de 2025 às 04:46:45
Geral

Volta Ecológica em Campo Largo uniu esporte, lazer e meio ambiente no Cambuí

Volta Ecológica em Campo Largo uniu esporte, lazer e meio ambiente no Cambuí

03-06-2011

Os atletas da Região Metropolitana de Curitiba puderam participar, no último Sábado (28), de uma competição inusitada que uniu esporte, lazer e meio ambiente. A Volta Ecológica, evento integrante do "Circuito Amigos da Natureza" marcou a 7ª Edição da competição em Campo Largo e reuniu mais de 400 atletas. A competição foi dividida em três modalidades: corridas Rústicas de 10 km e 5 km e caminhada da natureza também com distância aproximada de 5 km.

O percurso da corrida de 10km teve largada e chegada no Parque Municipal Newton Puppi, conhecido com Parque Cambuí, passando por dentro do parque, pelo bairro Partenope até o Payol Clube de Campo. As demais modalidades foram realizadas dentro do parque, utilizando o mesmo perímetro da rota maior.

Os competidores (das corridas) receberam o Kit Atleta contendo um chip que media distância percorrida e velocidade, identificação peitoral e seguro atividade, para o caso de algum tipo de acidente físico no percurso. "Felizmente não registramos nenhum acidente e não foi necessário atendimento emergencial. A intenção era promover a qualidade de vida e conseguimos até mesmo pelo fato de ninguém se sentir mal" afirma Dimas Sávio, diretor do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal.

Além do Kit cada participante recebeu hidratação durante e depois da competição, com frutas e sucos. Os competidores das duas modalidades da corrida rústica ganharam troféu de participação e os três primeiros lugares receberam o troféu de premiação. Para a caminhada da Natureza não houve premiação de melhor tempo ou colocação, o objetivo era estimular a participação, por isto todos os que terminaram o percurso ganharam medalha.

De acordo com dados oficiais do departamento de esportes a Volta Ecológica reuniu 412 inscrições de atletas de várias cidades e participaram da competição 387 corredores. A Equipe Aventura Jacaré de São José dos Pinhais marcou presença no circuito. "Prezamos pela qualidade de vida e sempre participamos da corrida.

Hoje nossa equipe se dividiu entre o circuito de Campo Largo e Santa Felicidade", contou Cláudio Luiz Guraz.

Disposição não tem idade

O grupo de mulheres de idade que prática ginástica na Vila Olímpica, semanalmente, mostrou que não há limite de idade para a disposição. As quase 20 mulheres com idade entre 50 e 80 anos completaram os 5 Km da Caminhada da Natureza com desprendimento. "Não sente canseira, esta é a segunda vez que participo e me sinto cada dia melhor", afirmou dona Rosa Berton, 80 anos.

Treinamento Oficial

Outro grupo que fez a diferença na corrida foi o dos atiradores do Tiro de Guerra Municipal. Trinta e oito soldados, que cumprem o serviço militar realizaram a prova Corrida Rústica 5 km como parte do treinamento oficial diário. O Tiro de Guerra de Campo Largo conta com pelotão de 50 atiradores, os que não participaram da corrida auxiliaram na segurança do local.

Nova Prova

A próxima etapa do "Circuito Amigos da Natureza" em Campo Largo acontece no dia 03 de Setembro.

Sabotagem

Boatos foram divulgados sobre erro no guia da rota, no entanto as informações não correspondem com a verdade. Todo o perímetro de competição estava devidamente demarcado com placas de orientação para que não acontecesse nenhum tipo de incidente devido a desorientação.

A suposta confusão deu-se na metade da prova, no trecho onde há bifurcação natural e começo de novo caminho, no entanto a placa de identificação estava clara e visível. Segundo informações dos próprios competidores aos organizadores, um jovem (não identificado), supostamente campo-larguense, vestido com roupas para correr, estava parado no local orientando os participantes da corrida a seguirem pelo outro caminho, com a explicação de que a caminhada tinha percurso diferente das corridas.

A metade dos participantes concluiu a prova sem falhas, isto mostra que não havia erro na rota, somente depois de muitos competidores já haverem passado pelo trecho é que houve o desentendimento provocado por um cidadão. Os organizadores acreditam que puderam ter sido vítimas de sabotagem.