03-06-2011
03-06-2011
Professores participantes do programa de educação ambiental e para o trânsito "Estrada para a Cidadania", realizado pelas prefeituras em parceria com a concessionária CCR RodoNorte, participaram nesta semana da segunda rodada de capacitação para o projeto. Instrutores foram enviados de São Paulo para ministrar o curso, a partir do qual os professores da rede pública transformam-se em facilitadores na discussão sobre trânsito e meio ambiente junto às crianças.
Na última Sexta-feira (27) as oficinas foram em Tibagi e Castro. Durante a semana houve reuniões dos professores também em Carambeí, Ponta Grossa, Campo Largo e Apucarana. "Nesta etapa as oficinas estão tratando sobre o tema Trânsito. Nas próximas haverá trabalhos também sobre o tema Meio Ambiente, que está entrando este ano no Estrada para a Cidadania, aponta a coordenadora de Projetos Sociais da concessionária, Rúbia Galvão.
Através de dinâmicas de grupo e troca de ideias, professores e instrutores encontram diferentes formas de ensinar conceitos de cidadania, ajudando a consolidar o objetivo do programa. "A ideia é que os professores adaptem os conhecimentos adquiridos através das oficinas com a realidade da sala de aula. Os livros sobre trânsito, que também são distribuídos aos alunos, facilitam esse aprendizado", observa Rúbia.
As próximas oficinas serão sobre Meio Ambiente. Também está prevista uma oficina para a versão em braile dos livros do Estrada para a Cidadania. Atualmente o programa do Grupo CCR atende no Paraná mais de 21 mil alunos e 850 professores em mais de 200 escolas, em sete municípios da área de atuação da CCR RodoNorte.