Sabado às 11 de Outubro de 2025 às 05:14:00
Geral

Obra para recuperar orla de Matinhos tem verba, mas não sai do papel

Obra para recuperar orla de Matinhos tem verba, mas não sai do papel

01-06-2011 Fonte: Paraná Online

O sonho de ver a orla de Matinhos, no litoral do Paraná, recuperada ainda não tem data para se concretizar, embora até o dinheiro para a obra já tenha sido liberado. Falta o sinal verde da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano.

As constantes ressacas que afligem a cidade de Matinhos, litoral do Paraná, acabaram por destruir boa parte de sua outrora bela orla marítima. O problema, que é antigo, contribuiu bastante para a queda do movimento na praia em períodos de alta e também de baixa temporada, uma vez que veranistas e turistas têm optado em procurar imóveis ou apenas visitar o litoral de Santa Catarina, que não sofrem tanto com este fenômeno natural.

Há dois anos, um projeto para recuperação de oito quilômetros de praia, dos balneários de Caiobá até Flórida, deixou a população e frequentadores do local animados com a possibilidade de ver uma praia novamente bonita e recuperada. Todavia, o sonho está virando pesadelo, pois até o momento a obra não saiu do papel.

De acordo com o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora (PDT), o projeto está pronto, o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) já saiu e a verba, proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está disponível, mas falta apenas um sinal verde da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) para começarem os trabalhos. "Tudo o que cabia à prefeitura foi feito. Entregamos tudo o que nos pediram. A obra tem urgência, pois tivemos uma nova ressaca recentemente e destruiu parte da praia na altura da rotatória (na Avenida Curitiba, próximo ao balneário Flamingo). Conversei com o governador Beto Richa (PSDB), que ficou de avaliar a situação. Temo, contudo, que o atraso possa fazer com que Matinhos perca essa verba", garante.

O prefeito revela ainda que a população almeja esta obra para melhorar a infraestrutura local e que, com isso, mais turistas possam frequentar a praia. "A recuperação da orla é mais do que necessária. As pessoas sempre me perguntam quando ela será feita. Além dela, há outra obra, que estamos tentando levantar o dinheiro junto ao PAC 2. Porém, ela só poderia ser feita quando a revitalização estiver concluída. É só o governo dar o ok que as obras começam", afirma.

A assessoria de comunicação da Sedu informa que, em função da complexidade do projeto, ele continua sob análise e não há uma data para que receba o aval para o início das obras.