Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 10:32:14
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Geral

Alunos do Colégio Cívico Militar 1º Centenário elegem quatro vereadores mirins

Durante o ano de 2021 eles aprenderam mais sobre as eleições, tiveram a oportunidade de
votar em urnas eletrônicas reais, com apuração de votos e presença do juiz eleitoral Enéias de Souza Ferr

Alunos do Colégio Cívico Militar 1º  Centenário elegem quatro vereadores mirins

Um ano que ficará registrado na história dos alunos do Colégio Estadual Cívico Militar 1º Centenário, principalmente pelas atividades diferenciadas. Dentro da disciplina de Cidadania e Civismo, eles puderam estudar sobre política, eleições e organizar todo um processo eleitoral real, que resultou na eleição de quatro vereadores mirins, que acompanharão os vereadores de Campo Largo em 2022 por um período e apresentarão um projeto real para a sociedade campo-larguense e que poderá ser levado ainda para a Assembleia Legislativa do Paraná.

A professora Amanda de Oliveira Zampier contou que tudo começou com uma proposta do Tribunal Regional Eleitoral para participar dos projetos Você e o Voto e Parlamentar Jovem. “Participei de algumas reuniões, feitas online, e decidimos, em conversa com a direção, inscrever o colégio. Ao longo do ano, ainda nas aulas online, foi trabalhado com eles toda a parte da política, os partidos políticos, as filosofias, as fake news e vários assuntos que permeiam o tema.”

Ela conta que o próprio TRE-PR criou partidos políticos para que os alunos se filiassem, sem que fosse obrigatório e foram escolhidos presidente, secretário e tesoureiro dos partidos. Sempre após as aulas, semanalmente, eram realizadas reuniões online, para elaboração do projeto do partido.

“Para a eleição eles tiveram que gravar vídeo e as famílias se envolveram, resultando em um excelente processo eleitoral. Fizeram cartazes, campanhas online e envolveram os colegas. Havia o apoio, mas no dia da eleição, o voto era secreto e eles entenderam muito bem isso”, relembra a professora.

A preparação
Os alunos do terceiro ano ficaram responsáveis pelo papel de mesários e receberam o treinamento, em uma urna disponibilizada para esse fim, com a equipe do Cartório Eleitoral de Campo Largo.

Todos os alunos do colégio receberam um título de eleitor para que pudessem votar no dia. A urna, já programada com o nome, partido e foto do candidato, “passou a noite” no cartório eleitoral da cidade, como acontece em todas as eleições oficiais.
Os candidatos puderam fazer um debate – que tinha previsão de duração de 30 minutos, mas se estendeu por uma hora, no modo online.

A eleição
A eleição aconteceu no último dia 17 de novembro, quarta-feira, e mais de 500 alunos participaram. “Eles aprenderam o processo e entenderam o quão importante é o voto. Isso é essencial para a democracia. Eles são o futuro. Acredito que todas as escolas, desde as municipais, estaduais, particulares deveriam ter essa disciplina, pois ela abre os olhos do aluno para o mundo. É fantástico ver como eles amadureceram em um ano”, relata a professora.

Foram eleitos: Emanuele de Paula Marinho de Oliveira - Partido Liberdade, Respeito e Dignidade número 51134 com 138 votos; Milena Godoy Ramos, Partido Educação e Cultura- 54198 com 87 votos, João Pedro Sabim, Segurança Pública e Combate a Violência – 53333, com 32 votos; Milena Cesar Barbosa – 52200, do Partido Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar com 54 votos e como suplente Andrio Borges da Silva, 50123 - Partido Vida e Saúde com 19 votos.

No dia da eleição eles receberam a visita do juiz eleitoral Enéias de Souza Ferreira, que falou sobre a segurança das urnas e das eleições como um todo. O juiz dará o resultado oficial no próximo dia 06 de dezembro, para todo o Paraná, de maneira online.