Segunda-feira às 29 de Abril de 2024 às 04:10:03
EM CAMPO LARGO 19º | 28º
Política

Encontro do PSD reúne mais de 300 mulheres em Campo Largo

Encontro do PSD reúne mais de 300 mulheres em Campo Largo

O PSD Mulher PR e o PSD Mulher Campo Largo realizaram, na noite de quarta-feira (3), no cinema do City Center Outlet, em Campo Largo, evento que discutiu e ressaltou o papel fundamental das mulheres como líderes na sociedade. 

Organizado pela presidente do núcleo feminino pessedista da cidade, Alaina Baroni Rivabem e, sob a acolhida do presidente do PSD Campo Largo e prefeito do município, Maurício Rivabem. Maurício Rivabem é um defensor da paridade de gênero e tem feito uma grande diferença dentro do partido, mantendo seis mulheres na comissão provisória em seu município, o que representa 40% do total. O evento também contou com a presença da presidente do PSD Mulher Paraná, Sandra Duda, e da Deputada e Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Cloara Pinheiro, que compartilharam suas trajetórias na política cotidiana e partidária.

O encontro, que reuniu mais de 300 mulheres e resultou em inúmeras filiações, contou com palestras ministradas por convidadas de destaque em suas áreas de atuação: Elizete Maria Franquito, Vice-presidente corporativa do grupo Massa que compartilhou sua experiência sobre "Carreira Feminina"; Evelin Santos, Membro do Conselho de Política Étnico-Racial de Campo Largo, abordou o tema "Reconstrução da Mulher Negra" e, Luana Mara Carlotto Rossa, advogada criminalista e especialista em processo penal, trouxe à discussão a questão da "Violência contra a Mulher". 

A presidente do PSD Mulher de Campo Largo, Alaina, ressaltou a importância vital do encontro realizado na cidade. "Realizar o encontro de protagonismo feminino aqui em Campo Largo foi de suma importância", enfatizou Alaina. "Diante do quadro político que temos hoje, onde das 11 cadeiras do Legislativo temos apenas uma ocupada por mulher, surge toda essa necessidade de um espaço onde pudéssemos inspirar, apoiar mulheres que se disponham à candidatura, que se disponham a trazer seus conhecimentos, as suas ideias, as suas pautas para a política do nosso município."

DESTAQUES E COMPROMISSOS DO PSD PARANÁ- O PSD Paraná continua a trilhar um caminho de avanço constante em seu compromisso com a diversidade, a igualdade de gênero e o fortalecimento do protagonismo feminino. Sob a liderança do Governador CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR, que também preside o PSD no Estado do Paraná, sendo que o partido está presente em todos os 399 municípios. Atualmente, o PSD Paraná detém a maior representação na Assembleia Legislativa do Estado, com 16 Deputados Estaduais e, está representado por 7 Deputados Federais.

No que diz respeito à representação feminina, das 39 prefeitas eleitas, 23 são filiadas ao PSD, evidenciando uma liderança expressiva no âmbito municipal. Além disso, há 15 vice-prefeitas e mais de 100 vereadoras. Em 2022, o PSD PR elegeu 2 deputadas federais e 2 deputadas estaduais, reforçando o compromisso com a representatividade feminina nos poderes legislativos. Com mais de 36.812 filiadas no Paraná, sendo mais de 15 mil mulheres, o PSD se consolida como um espaço de inclusão e força para as mulheres paranaenses.

Para o presidente do PSD no Estado, Ratinho Junior, o protagonismo feminino na política, assim como em outras áreas da sociedade, é um processo que felizmente vem ganhando força. “As mulheres possuem um olhar social mais aguçado. São guerreiras que ajudam a melhorar o Paraná e a acabar com um processo cultural histórico da política brasileira, que é o protagonismo exclusivo dos homens”, afirma.

 

UM CHAMADO À AÇÃO - Este encontro representa não apenas um momento de celebração, mas também um chamado à ação, convidando mais mulheres a se envolverem na política, a ocuparem espaços de liderança e a contribuírem ativamente para o desenvolvimento de nossa sociedade. 

A Deputada Estadual e Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, Cloara Pinheiro, destaca que uma mulher eleita tem a capacidade de influenciar diretamente as políticas públicas e representar efetivamente os interesses das mulheres e da sociedade. Além disso, enfatiza que a presença de mais mulheres na política é fundamental para promover a igualdade e combater a discriminação de gênero.

Sandra Duda, presidente do PSD Mulher PR e uma das fundadoras do PSD no Paraná, enfatiza: "A participação ativa das mulheres na vida partidária é fundamental. O PSD Paraná está comprometido em impulsionar o protagonismo feminino, promovendo oportunidades e igualdade de representação para todas."