Terça-feira às 28 de Maio de 2024 às 11:53:00
Oficial

Curitiba vai ganhar Centro de Exposição Permanente de Produtos Argentinos

Um dos temas do encontro foi o reforço dos negócios entre o Estado e o país vizinho.

 Curitiba vai ganhar Centro de Exposição Permanente de Produtos Argentinos

O governador em exercício Darci Piana recebeu nesta quinta-feira (18), no Palácio Iguaçu, o governador da província do Chaco, Leandro Zdero, e uma comitiva de empresários argentinos de diversos outras províncias. Um dos temas do encontro foi o reforço dos negócios entre o Estado e o país vizinho. No Brasil, o Paraná é o segundo principal parceiro comercial da Argentina e agora vai ganhar uma representação da Confederação Argentina de Médias Empresas (Came) para facilitar o comércio de produtos.

No primeiro trimestre deste ano, as exportações de produtos paranaenses ao país somaram US$ 205,2 milhões, consolidando a Argentina como o terceiro destino do comércio exterior paranaense. “O Paraná é um dos principais produtores de alimentos do País, mas também tem uma indústria diversificada, com grandes montadoras de automóveis e caminhões”, afirmou Piana. “Nada mais natural que fortalecer essa relação com a Argentina, que faz fronteira com diversos municípios paranaenses, para ampliar as trocas comerciais”.

Graças a uma parceria da Came com o Sebrae/PR e com a Associação Paranaense de Supermercados (Apras), comerciantes argentinos estão com um estande na ExpoApras, a principal feira do setor paranaense. São cerca de 90 empresas de 12 províncias argentinas expondo em um espaço de 330 metros quadrados, o maior da feira.

E para reforçar essa relação comercial, a entidade vai inaugurar nesta sexta-feira (19), no bairro Xaxim, o Centro de Exposição Permanente de Produtos Argentinos em Curitiba, um showroom de produtos como vinhos, queijos, doce de leite, massas, azeite, produtos para o lar, entre outros, voltado para os supermercados e outros comércios paranaenses.

“Temos a possibilidade concreta de fortalecer essa relação comercial, não apenas em uma feira, mas também com um espaço permanente para mostrar e comercializar nossos produtos durante todo o ano”, destacou Zdero. “Ao potencializar essa relação, teremos a possibilidade de que outras empresas possam vir oferecer seus produtos. Isso é importante porque queremos estabelecer uma relação bilateral para ampliar o desenvolvimento e o crescimento mútuo entre o Estado do Paraná e as nossas províncias”.

A Came representa 1.491 entidades empresariais dos setores do comércio, indústria, serviços e turismo de toda a Argentina, que somam mais de 400 mil empresas associadas e 2,5 milhões de empregados. Desde 2012, a instituição mantém uma parceria com o Sebrae/PR para impulsionar uma série de ações para promover o comércio bilateral das pequenas e médias empresas dos dois países.

“Graças a esse trabalho conjunto, participamos pelo segundo ano da ExpoApras, foram 50 empresas expondo no ano passado e 90 neste ano. E com o showroom permanente em Curitiba, vamos poder comercializar tanto produtos argentinos, como brasileiros. É uma parceria muito importante, principalmente para as províncias do Interior do País”, ressaltou o presidente da Came, Alfredo González.

PRESENÇAS – Participaram da agenda o ministro da Indústria da Província de Misiones, Federico Fachinello; o secretário-geral da Came, Ricardo Diab; o secretário de Interior da Came, Gerardo Díaz Beltán; o cônsul da Argentina em Curitiba, Eduardo Alfredo Leone; o cônsul-adjunto, Alejandro Ocampo; e o superintendente do Sebrae/PR, Vítor Tioqueta.

GALERIA DE IMAGENS