Quinta-feira às 15 de Maio de 2025 às 07:36:07
Geral

Campolarguense tem oportunidade de estudar na própria cidade

Campolarguense tem oportunidade de estudar na própria cidade

22-03-2011

Desde 2010 os jovens campolarguenses contam com uma ajuda a mais para seu desenvolvimento. Em 2009 o prefeito Edson Basso firmou uma parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Atualmente cinco cursos estão sendo oferecidos em nossa cidade: três deles são presenciais: Técnico em Agroecologia, Eletrotécnica e Mecânica, e dois são técnicos à distância: Administração e Secretariado.
Com enfoque na educação profissionalizante, o IFPR oferece oportunidades que atendem as necessidades das empresas do município. Muitas destas têm políticas para a contratação de pessoal residente em Campo Largo, mas encontra dificuldades na hora de contratar profissionais qualificados. "Na época de estágios é criado um vínculo com empresas da região", afirmou Suelen Paola Martins, que é Secretária do IFPR em Campo Largo.
Grandes empresários já deram destaque à importância de qualificar os jovens da cidade. A Incepa é uma empresa que tem como principal objetivo a contratação de pessoas que residam em Campo Largo. Nestas condições, é fundamental que a população do município esteja capacitada para atender a demanda que o mercado de trabalho regional oferece.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, João Batista, aponta a carência de mão de obra especializada como um fator que colabora para o enfraquecimento da competitividade das empresas locais, por isso, o empenho da administração municipal para assegurar a parceria com o Instituto e promover a capacitação.
As aulas estão sendo ministradas provisoriamente na Escola Reino da Loucinha. Nos próximos anos as turmas terão aulas no local onde será instalado definitivamente o IFPR. A prefeitura já investiu R$ 380 mil na reforma de 4 salas e 2 laboratórios no prédio. O projeto final está em andamento, e o IFPR tem até 2 anos para finalizar.

Fonte: Prefeitura da Cidade de Campo Largo