22-03-2011
A Prefeitura de Campo Largo prevê mais investimentos em segurança pública. O prefeito Edson Basso autorizou a aquisição de uma central móvel de monitoramento e a estimativa é de que o automóvel esteja nas ruas de Campo Largo ainda em 2011: "estamos acertando o orçamento e analisando a forma de aquisição", conta o secretário municipal de segurança, Benedito Facini.
O veículo é adaptado com câmeras que podem captar e gravar imagens do local onde estiver estacionado e também possui sistema de comunicação via rádio. Segundo Facini a viatura dará apoio principalmente nos bairros e em locais com grande concentração de pessoas. "Ele traz a mobilidade do monitoramento, nós poderemos deslocá-lo até os locais que estiverem registrando índices de ocorrência" - explica.
De acordo com o secretário, a central móvel de monitoramento pode auxiliar em investigações de tráfico de drogas, por exemplo. "A unidade vai até o local e permanece lá o tempo necessário para colher as informações", ressalta.
O veículo também auxilia na prevenção, que é um dos principais objetivos do governo municipal com relação à segurança do campo larguense. "Vamos atuar em locais de turbulência e ao redor de escolas", diz.
GRUPO HIPOMÓVEL
O secretário municipal de segurança adiantou que existem estudos para a implantação de um grupo hipomóvel em Campo Largo, ou seja, o patrulhamento a cavalo para auxiliar na segurança do município.
UNIDADE CANINA
O uso de cães farejadores pela Guarda Municipal foi iniciado no ano passado, a segurança conta com quatro cães da raça pastor alemão.
Os animais atuam no sentido de defesa dos próprios guardas e também em investigações por meio do faro.
CONHEÇA A UNIDADE CANINA
Facini lembrou que as escolas podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Segurança para agendar uma visita na sede da Guarda Municipal. Assim os estudantes campo larguenses podem conhecer a unidade canina e também a central de monitoramento.
Fonte: Prefeitura da Cidade de Campo Largo