18-03-2011
No início deste mês, os integrantes do movimento "Nós podemos Campo Largo" reuniram-se na Câmara de Vereadores. O primeiro encontro neste ano visou o planejamento das ações para 2011, tendo como foco o fortalecimento dos projetos em andamento e a pro-posição de novas soluções para efetivação, no Município, dos Objetivos do Milênio, propostos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU). São oito os objetivos propostos: Acabar com a fome, educação básica para todos, igualdade entre os sexos e valorização da mulheres, melhorar a saúde das gestantes, combate a Aids, a Malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
O encontro reuniu representantes do governo e da câmara municipal, de Organizações Não Governamentais (ONG) do município e de outras localidades vizinhas, de representantes da sociedade civil, escolas da rede pública e pessoas engajadas em prol do bem comum.
O Município aderiu ao movimento internacional, em Maio do ano passado. Desde então, definiram-se diretrizes para aplicar, em Campo Largo, os "Oito Jeitos de Mudar o Mundo". Em Agosto de 2010, Campo Largo participou da última mostra de projetos, em Curitiba, com apresentação de oito projetos que visam o cumprimento dos objetivos do Milênio até 2015. "Agora é necessário aperfeiçoá-los e definir os pontos fortes e vulneráveis de cada um, para depois apresentar possíveis soluções", afirmou a vereadora Lindamir Ivanoski, coordenadora do "Nós Podemos Campo Largo".
De acordo com Lindamir, para garantir a efetivação do movimento no Município e alcançar os objetivos propostos, é necessário firmar parcerias entre poder público, privado e sociedade organizada. "Não podemos delegar todas as responsabilidades e esperar tudo do poder público. Precisamos nos mobilizar, por isto parcerias são de extrema importância", enfatizou.
O movimento em Campo Largo conta com a contribuição da Rede de Desenvolvimento Local, organizada pelo Sesi, composta por jovens e adolescentes que difundem meios de inclusão social e educacional. Serão organizados, nos próximos meses, novos círculos de diálogo para análise dos avanços do movimento em Campo Largo.
Serviço: Quem quiser participar das reuniões do "Nós Podemos Campo Largo" pode entrar em contato pelo telefone 3392-1717.