Quinta-feira às 15 de Maio de 2025 às 03:58:27
Geral

Campo-larguenses são campeões de Tiro de Laço no Rio Grande

Campo-larguenses são campeões de Tiro de Laço no Rio Grande

04-03-2011

Os jovens Cicero Pianaro (17) e Cassio Pianaro (14), conquistaram o Campeonato Brasileiro de Tiro de Laço, em Triunfo, Rio Grande do Sul, Cicero foi campeão na categoria "rapaz" e Cassio foi campeão Braço de Ouro e Braço de Diamante, no 5º Encontro de Campeões, nos dias 28, 29 e 30 de Janeiro. Agora eles se preparam para disputar mais um torneio, de âmbito estadual, a ser realizado em Ponta Grossa.
No campeonato realizado no Rio grande do Sul, os atletas campo-larguenses disputaram representando o Paraná, que tinha outros cerca de 700 competidores, de um total de mais de cinco mil atletas de todo o País. Nos próximos dias 18, 19 e 20 de Março, em Ponta Grossa, será realizado o 14º Criolaço do rio Bonito, onde os rapazes de Campo Largo estarão, com seus cavalos, disputando outra vez o pódium.

Trabalho

De família tradicional de Campo Largo, Cicero e Cassio se dedicam muito para aprimorar a técnica e a pontaria, com seus animais e o laço. Quase todos os dias eles estão nas raias, treinando. O Tiro de Laço é uma forma de competição a cavalo característica do Rio Grande do Sul, mas muito disputada também em Sanbta Catarina e no Paraná. Nesta prova, o "ginete" (atleta), tem o espaço de 100 metros para laçar um novilho que tenta fugir.
A técnica é importante para o bom desempenho a qualidade da montaria bem como a habilidade do laçador. Foi no município de Esmeralda na década de 50, que foi realizado o primeiro Torneio de Laço, em forma de competição, e que deu origem aos atuais rodeios onde atualmente se realizam as provas de tiro de laço. É hoje uma das mais tradicionais provas campeiras.
A prova é realizada em uma raia de 100 metros, onde os "ginetes" devem laçar o novilho pelas guampas (chifres). Cada ginete tem cinco chances e as dez duplas com maior número de laçadas volta a competir, dessa vez com duas oportunidades. É uma prova considerada difícil pois os "ginetes" têm que ter muita força, concentração e domínio na hora de laçar, já que a laçada só é valida se for nas, guampas, do animal. Nesta competição não se avalia as qualidades do cavalo, e sim a aptidão do laçador. A armada deve ter o tamanho de oito metros (circunferência) e mais quatro rodilhas de 25 cm cada.
Os concorrentes, quando gaúchos, deverão apresentar-se devidamente pilchados e, quando de outros estados, obedecerá indumentária de sua região. Em crioulaços, como o que se reaçlizará em Ponta Grossa, nesse mês de Março, os laçadores somente poderão inscrever-se em Cavalos Crioulos confirmados (reprodutores, éguas e cavalos castrados), sendo obrigatório a apresentação do registro ou cópia autenticada. Nas demais competições todas as raças equinas são aceitas.