04-03-2011
População comemora os 140 anos de Emancipação Política do Município
04-03-2011
A festa dos 140 de Emancipação Política de Campo Largo, realizada no sábado, 26, na Praça Getúlio Vargas, movimentou a cidade. Mais de duas mil pessoas aproveitaram as diversas atividades que a Prefeitura Municipal levou à praça. A festa foi organizada pela Secretaria de Governo e contou com a participação das secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente, Saúde, Departamento de Esportes e Cultura, Corpo de Bombeiros e Provopar. Teve feira de serviços, apresentações culturais e muita brincadeira.
Para as crianças havia cama elástica, piscina de bolinas, tobogã, oficina de desenhos, boca do palhaço, jogo de argolas, camarim de pintura e escultura em balões. O palhaço de perna de pau chamou a atenção de quem passava. Durante todo o dia foram distribuídos algodão doce, pipoca, balas e pirulitos.
A equipe da Secretaria de Saúde realizou avaliações de saúde bucal, aferição de pressão arterial e orientações para o combate da dengue. O Meio Ambiente foi ressaltado com a entrega de mudas de arvores floríferas e frutíferas. Mais de mil mudas foram doadas, "Com a garantia de que serão plantadas em locais adequados e bem cuidadas", afirmou Zoraide Stocco, coordenadora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O Corpo de Bombeiros prestou orientações de primeiros socorros, sanou dúvidas quanto aos equipamentos e preparo que o batalhão deve ter para socorrer uma vítima. "Como muitas vezes carregamos as vítimas nos braços somando ao peso do equipamento [aproximadamente 60 kg] precisamos ter condicionamento perfeito", explicou o soldado Glauber.
A Secretaria de Assistência Social esclareceu à população quanto ao Centro de Referencia em Assistência Social (Creas), Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), Cooperativa União das Lavadeiras, Passadeiras e Costureiras de Campo Largo (Unilav) e Bolsa Família. O evento reuniu famílias campo-larguenses tiveram a oportunidade de assistir apresentações do grupo Maracatu, que levou batuque ritmado e atraiu centenas de olhares por onde passou, e da ginástica rítmica, realizadas pelas atletas do Departamento Municipal de Esportes.
Exposições - No Museu Histórico a população apreciou duas exposições que relembram a historia ao longo dos 140 anos do Município. Uma foi organizada pelo artista plástico Severino Zoto, que produziu maquetes dos principais prédios de Campo Largo e a outra pelo Departamento de Cultura, sob o título "Janelas Habitadas" traz coletânea de fotos que resgata a cultura da cidade do inicio do século.
Todas as fotos expostas são retratos capturados através de janelas. Além das fotografias a exposição apresenta vídeo instalação com relatos de campo-larguenses, que falam de Campo Largo sob seu ponto de vista. Aqueles que não participaram da festa de 140 anos de Campo Largo ainda podem visitar as a duas mostras que ficam expostas até o final do mês.