02-03-2011
Novo Terminal Urbano trará comodidade aos usuários do transporte coletivo
02-03-2011
O dia 12 de março ficará marcado na história de Campo Largo. Depois de quase 20 anos de funcionamento o terminal urbano, que ocupa boa parte da área central da cidade, será desativado. No entanto, isto não significa que a população ficará desprovida de atendimento, pelo contrario, no mesmo dia o novo Terminal Urbano iniciará seu funcionamento. A obra está concluída e a entrega para a população faz parte das comemorações dos 140 anos de Campo Largo.
O novo terminal urbano fica entre a Avenida Clotário Portugal e a Rua Engenheiro Tourinho. O endereço estratégico facilitará o acesso tanto ao centro da cidade quanto à BR, por consequência, o tráfego de veículos e fluxo de pedestres será melhor administrado do que no atual ponto. "Haverá menor risco de acidentes, já que o novo terminal contempla semáforos para entrada e saída dos ônibus, como também faixa exclusiva para os ônibus e pedestres", explica o gerente da Transpiedade, Amarildo Nico.
De acordo com André Fialho,engenheiro de tráfego da Prefeitura de Curitiba, que coordenou projetos em Campo Largo por cerca de seis anos, o local em que o novo terminal está instalado é a melhor opção, pois permite vazão do desenvolvimento. "Não há melhor espaço e endereço para instalar este terminal. As saídas rápidas para a Br e Centro possibilitam pensar a cidade a partir das arestas. O terminal no centro dificulta o desenvolvimento", afirma.
O investimento, 10 milhões de reais, aplicados na compra do terreno e na infraestrutura, resulta num terminal instalado em área superior a 11 mil metros quadrados, o triplo do tamanho atual. Terá capacidade para 16 veículos estacionados ao mesmo tempo, e atenderá, em média, 15 mil passageiros por dia. Conta com plataforma elevada (para o ligeirinho), vagas identificadas para as linhas metropolitanas e urbanas, bilheteria, setor administrativo, sala da Prefeitura, sala da Polícia Militar, sanitários, fraldário, área comercial, bicicletário, guarita e área verde. "
Modernidade e conforto aos cidadãos que utilizam transporte coletivo", afirma o prefeito Edson Basso.
A grande diferença está na concentração das linhas urbanas e metropolitanas em um só espaço. Ao contrário do que acontece hoje, a população não precisará se deslocar de um local a outro para tomar linhas distintas. "Como acontece com os onibus Curitiba /Campo Largo, os usurarios precisam sair do terminal urbano e se dirigir a outro ponto fora dele. A partir de 12 de março esta prática não será mais necessaria", lembrou Basso.
Linhas- Serão cinco as linhas metropolitanas que terão parada no terminal: Balsa Nova, Araucária, Curitiba (amarelo), Curitiba (Estrada Velha) e ligeirinho.
Além das outras 18 urbanas convencionais, que possuem integração tarifária, Águas Claras, Partenôpe, Itaqui, Rivabem, Campo do Meio, Campina, Ferrari, Veneza, Miqueleto, Jardim Social, Jardim Rodinha, Fábricas, Populares, Bom Jesus, Bateias, Francisco Gorski , São Caetano. As linhas do interior, 3 córregos, São Silvestre, Trabalhador e Estudante continuam na Rodoviária.
Ligeirinho- O ligeirinho terá parada no tubo Ferraria e Terminal Urbano (novas instalações). Os tubos Rodoviária e terminal atual serão desativados, para evitar que onibus circulem pelo centro da cidade e diminuir riscos de acidente e congestionamento.
Serviço: Informações sobre tarifas, itinerários e horários de onibus pelo telefone 3291-4500.
Fonte: Prefeitura da cidade de Campo Largo