01-03-2011
A Receita Federal começa a receber nesta terça-feira (1º), a partir das 9h, a declaração do Imposto de Renda 2011 pela internet, por meio do programa disponível no site www.receita.fazenda.gov.br. A sugestão de especialistas, no entanto, é que o contribuinte não se desespere para enviar a declaração, já que o programa costuma apresentar falhas, além do tráfego geralmente ser mais intenso neste primeiro dia.
Segundo Jorge Lobão, advogado tributarista da Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal), os contribuintes devem aproveitar este primeiro dia para conhecer o programa, verificar a documentação e preencher com calma a declaração para evitar erros.
- A preocupação e o cuidado sempre devem ser ponto de referência para quem faz a declaração [...] Eu acho que as pessoas devem baixar o programa no segundo ou terceiro dia, quando os erros e possíveis falhas já devam ter sidos corrigidos pela Receita. O contribuinte deve verificar também os recibos com as despesas médicas, para ver se as informações [como RG e nome] estão corretos.
Os contribuintes com mais de 65 anos e aqueles com direito a uma restituição menor são os primeiros da fila na devolução do Imposto de Renda. Pelas regras do Estatuto do Idoso, eles possuem prioridade no pagamento, previsto para começar a ocorrer a partir do dia 15 de junho.
O critério da restituição menor não é uma regra declarada da Receita Federal, mas segundo o advogado tributarista Jorge Lobão, do Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal), é comum a Receita pagar antes "aqueles que ela costuma dever menos".
De acordo com o advogado tributarista Samir Choaib, o contribuinte não precisa se apressar tanto no envio, mas se mesmo assim quiser enviar rápido, ele poderá recorrer à declaração retificadora para corrigir possíveis erros.
- Não há limite de correção e ele poderá olhar novamente as informações com calma, antes da Receita dar início a checagem de dados. É uma maneira dele garantir ao menos uma chance na fila, caso não tenha muito imposto a restituir.
Fonte: R7 Notícias