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Fiat

25-02-2011

Fiat Powertrain e FPT Industrial assinam protocolo de intenções com Inmetro

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25-02-2011

A Fiat Powertrain e a FPT Industrial, duas das principais empresas de desenvolvimento e produção de sistemas de propulsão da América Latina, firmaram um protocolo de intenções com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). O objetivo é a parceria técnicocientífica no intercâmbio de informações técnicas e na realização conjunta de programas de apoio à pesquisa e desenvolvimento em Combustíveis e Lubrificantes, Materiais e Nanotecnologia, Prestação de Serviços e Aprendizado. Mais de R$ 4 milhões devem ser investidos para a realização das pesquisas.
Entre os programas a serem desenvolvidos por meio deste acordo estão a "aplicação de óleo vegetal in natura (SVO) como combustível para motores do ciclo diesel" e a "pesquisa de novas tecnologias de fluidos de corte integral a serem utilizadas no processo de usinagem das engrenagens das transmissões".

Além disso, o protocolo prevê ainda a "caracterização de um veículo comercial equipado com motor movido a biodiesel B30"; a "eliminação da fosfatização em componentes da transmissão C513", reduzindo os riscos de impactos ambientais no processo produtivo; a "redução do tempo para obtenção do catalisador degradado" por meio da caracterização físico-química deste componente"; e o "estudo de alternativas para redução do atrito interno em motores da família Fire".

O acordo ainda prevê cursos ministrados pelo Inmetro para engenheiros da Fiat Powertrain e FPT Industrial e visitas técnicas.

"Esta parceria é apenas o primeiro passo de uma longa jornada que pretendemos realizar em conjunto com o Inmetro. Entre os projetos a serem desenvolvidos no futuro, está o desenvolvimento de um motor do Ciclo Otto que apresente uma melhoria significativa de eficiência energética e a criação de um programa de incentivo à formação de jovens engenheiros para atuação prioritária no setor automotivo", afirma Franco Ciranni.

Assinatura

A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções foi realizada na segunda-feira, 21 de Fevereiro, no Campo de Laboratórios do Inmetro, em Xerém, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, além dos executivos Cledovirno Belini, presidente da Fiat Automóveis para a América Latina e da Anfavea; Franco Ciranni, superintendente da Fiat Powertrain e da FPT Industrial para a América Latina; e Valentino Rizzioli, presidente da CNH América Latina.
"A parceria representa uma contribuição direta do Inmetro no processo de inovação da indústria automobilística, visando à sua maior competitividade. Por outro lado, para o Inmetro a parceria significa uma importante experiência prática para refinar seus mecanismos de apoio às empresas brasileiras, com ênfase na inovação pela incorporação de conteúdos científicos e tecnológicos", resumiu o presidente do Inmetro, João Jornada.


Fiat Powertrain

A Fiat Powertrain é a empresa da Fiat SpA que desenvolve, produz e comercializa motores com potência máxima de 60cv a 235cv e transmissões com torque máximo de 143Nm a 400Nm para veículos de passeio e comerciais leves. Com mais de 12 mil colaboradores em 12 plantas e cinco centros de Pesquisa & Desenvolvimento no mundo, é a maior empresa independente do mercado na América Latina e um dos maiores players globais em sistemas de propulsão.
Os produtos Fiat Powertrain equipam veículos das empresas da Fiat SpA, como Fiat Automóveis, Lancia e Alfa Romeo, e também em clientes externos como Ford, PSA Peugeot Citröen, Suzuki, Saab e Opel.

No Mercosul, a companhia possui 3.000 empregados em três unidades. A planta de Betim (MG) é a maior e soma uma produção anual de 1,6 milhão de unidades entre motores Fire e Fire EVO e transmissões C513, C510, Dualogic e Locker para carros de passeio. A unidade conta com um Centro de Engenharia especializado no desenvolvimento de propulsores movidos a combustíveis alternativos.
A fábrica de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), inaugurada em Junho de 2010, é responsável pela produção da família de motores midsize E.torQ nas versões 1.6l e 1.8l. Já a planta de Córdoba (Argentina), produz as transmissões MA5 e C513.