23-02-201
O indicativo de greve dos motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana foi suspenso na tarde desta quarta-feira (23). O acordo feito no TRT Tribunal Regional do Trabalho entre o Sidimoc (Sindicato dos Motorista e cobradores de Curitiba e Região), a Urbs (Urbanização de Curitiba S.A.) e o Setransp (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e região metropolitana), cancelou a greve que estava programada para começar na próxima terça-feira (1º de março). A mediação foi feita pela desembargadora Rosemarie Dietrich Pimpão.
"A desembargadora propôs para as empresas que aumentassem a proposta de reajuste salarial que era de 8% para 10%. Esse valor foi oferecido e os trabalhadores aceitaram. Além desse avanço, conseguimos outros quatro pontos importantes que estavam sendo reivindicados pela categoria", disse Alexandre Teixeira, presidente do Sindimoc.
Benefícios
No acordo firmado entre trabalhadores e empresas ficaram estabelecidas outras mudanças importantes. Duas delas foram a transformação da cesta básica em vale refeição e o seguro de vida que será reajustado em 100%. O plano ambulatorial foi ampliado e deve cobrir outras áreas de necessidade não só dos motoristas e cobradores, mas também de seus familiares.
"Um dos avanços importantes destas negociações foi o congelamento das multas de trânsito. Nenhum motorista terá de pagar essas multas a Urbs até que seja formado um colegiado especial para julgá-las novamente", afirmou Teixeira.
O acordo será redigido no sindicato e homologado nesta sexta-feira (25) no TRT. Todos os benefícios serão retroativos a fevereiro, ou seja, os trabalhadores passam a receber os salários e benefícios reajustados a partir de março, mas deverão receber as diferenças relativas ao mês de fevereiro. Estive presente na reunião do acordo o presidente da Urbs, Marcos Isfer.