07-02-2011
Com a volta às aulas nesta semana, Litoral do Paraná só voltará a ter movimento alto no carnaval.
07-02-2011
Matinhos - O começo das aulas nesta semana marca o fim da alta temporada no Litoral do Paraná. O movimento intenso de veranistas nas praias só volta no carnaval. Só nos balneários de Pontal do Paraná, a estimativa da Associação Comercial, Industrial e Agrícola do município (Acipar) é de que o movimento no comércio diminua em torno de 70% com o retorno dos veranistas às suas cidades de origem. "A temporada de verão tem se resumido ao mês de janeiro. Depois disso o veranista só retorna no carnaval", comenta o presidente da Aciapar, Odalbor Alves.
Na opinião de Alves, seria melhor se o carnaval caísse na primeira quinzena de janeiro, o que possibilitaria aos turistas emendarem o feriado com as férias e permanecer mais tempo nas praias.
Já a previsão da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas do Litoral Paranaense (Assindilitoral) é de que o movimento diminua até 60% nos estabelecimentos em dias úteis e 30% nos finais de semana. "A alta temporada acabou e agora começa um período de movimento bem menor até a chegada do carnaval", analisa o presidente da Assindilitoral, José Carlos Chicarelli.
No último fim de semana antes da debandada, muitos estudantes aproveitavam para curtir a praia antes de voltarem às aulas. Nem o tempo ruim (chuva na tarde de sábado e céu nublado ao longo de todo o dia de ontem) foi capaz de afastar os veranistas das praias.
A estudante Thaís Borges, 16 anos, de Maringá, Noroeste do estado, tirou o fim de semana para descansar na praia de Matinhos com a mãe, Isolete Borges, 43 anos, e a amiga Andressa Batista, também de 16 anos. ""Estou curtindo a praia, já que o ano vai ser pesado, de muito estudo para eu passar no vestibular", afirma a garota, que nesse ano ingressa no terceiro ano do Ensino Médio.