04-02-2011
Moradores do Botiatuva temem transbordamento do Rio Cambuí
04-02-2011
O Rio Cambuí já foi fonte de muitos pro-blemas para as famí-lias que residem às suas margens. Há vários anos, após as obras de dragagem realizadas em quase toda a sua extensão, não se registrou mais nenhum caso de enchente, mas os moradores estão apreensivos. As últimas chuvas causaram alguns desmoronamentos de barrancos, nas margens do rio, nas curvas que faz no Botiatuva, as partes baixas do rio, e os moradores temem o pior.
A reportagem da Folha esteve na região, documentando a situação do rio e a apreensão dos moradores. O leito do rio está assoreado e em dia de estiagem não se nota nenhum problema aparente, apenas as marcas de desmoronamento de barrancos, em algumas curvas. Os moradores das proximidades explicam que, nos dias de chuva, o rio fica bastante cheio, mas até agora não transbordou.
"Antigamente a cada chuvinha a gente perdia tudo, aqui, agora já faz muitos anos que não dá enchente", disse uma moradora que mora bem perto do rio, na margem da rua João Stucas, proximidades do Campo Renato Camilo, o Colombinho, no Botiatuva. Naquele local, onde o rio passa muito perto da margem da estrada, há grande assoreamento e queda de barrancos, nas margens. Num evento de maior intensidade é possível que a pista da João Stucas seja atingida.