Quarta-feira às 14 de Maio de 2025 às 06:52:52
Geral

Acicla

21-01-2011

Empresários reúnem-se com o prefeito em Café da Manhã na Acicla

Acicla

21-01-2011

Nesta quinta-feira (20) a convite da Acicla (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Campo Largo), o prefeito Edson Basso participou de Café da Manhã com cerca de 40 empresários. O evento foi aberto pelo presidente da Acicla, Eloir Leal, e teve também a presença do vice-prefeito Dante Vanin e do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano João Batista de Souza Filho.

Especial da Veja

O representante da Editora Abril no Paraná, Ângelo Costi, falou sobre a edição de um suplemento especial da revista Veja, comemorativo aos 140 anos de emancipação política de Campo Largo, que deverá circular para cerca de 34 mil assinantes da revista em Curitiba, região metropolitana e litoral.

Questões municipais

Em seguida, o prefeito discorreu, por cerca de uma hora, sobre temas de desenvolvimento do município e respondeu questões levantadas pelos empresários.

"Acredito que avançamos muito em algumas áreas, como na informatização da prefeitura, na segurança pública e na atração de grandes empresas para o município. Conseguimos criar a Guarda Municipal e a instalação de câmeras de segurança na área central da cidade. O efetivo da Guarda atualmente é de 40 homens, e estamos ampliando para 55", ressaltou Basso.

Infra-estrutura viária

Segundo o prefeito, um dos grandes desafios atuais é o problema da travessia da BR-277. Ele pretende retomar as negociações com os novos governantes, tanto no Estado quanto no governo federal, cobrando uma definição sobre transposição da BR-277 - criação de uma nova pista além da pista sul, projeto que inicialmente estaria previsto apenas para 2014. Enquanto esse projeto definitivo não é implantado, continuará cobrando a construção de duas trincheiras - uma no cruzamento da Móveis Campo Largo e outra na Ema Taner de Andrade (início da estrada para Bateias). E, com urgência, a colocação de um semáforo nesse cruzamento.

O secretário João Batista explanou sobre o projeto viário da Ema Taner de Andrade, que aguarda liberação de recursos da Sedu (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano) o que só deverá ocorrer após março, já que o governador Beto Richa decretou moratória - adiamento dos pagamentos e de liberação de recursos por 90 dias.

Malha viária

O prefeito reconheceu o estado precário da malha viária urbana, problema de difícil solução porque não sobram recursos para investimentos. "As prefeituras ficam com apenas 3 a 5% para investimentos. É muito pouco e, por enquanto, não é possível fazer nova pavimentação. Fazemos ações paliativas, como tapa-buracos e recapes, mas que têm curta duração", resssaltou.

Informou também que está iniciando estudos para mudanças no trânsito, como tornar sentido único nas ruas João Batista Valões, Domingos Cordeiro e Xavier da Silva, além da abertura das ruas Arlindo Chemin e Engenheiro Tourinho para facilitar o trânsito nas proximidades do novo Terminal Urbano de Transportes.

Desenvolvimento

Basso também abordou outros assuntos como a regularização legal da UTP - Unidade Territorial de Preservação do Itaqui que aguarda definição junto ao governo estadual, a conclusão da 1ª etapa das obras da nova sede do IFPR - Instituto Federal do Paraná, que irá criar um campus avançado em nossa cidade. Enfocou também o início da concretização do antigo sonho da cidade - a Escola Técnica de Cerâmica, que está na pauta de reivindicações dos empresários desde a década de 1980.

O prefeito finalizou ressaltando as boas perspectivas para o desenvolvimento de Campo Largo, como o aumento da arrecadação com a chegada de grandes empresas, como a Fiat, a Sigcombibloc e a Caterpillar. Disse estar otimista com os novos governantes, pois tem grandes parceiros e amigos no governo federal, como os novos senadores, deputados federais que tiveram excelentes votações em Campo Largo, bem como o ministro Paulo Bernardo, de quem se tornou amigo. Ficou feliz com a indicação de secretários estaduais considerados amigos de Campo Largo, como o ex-reitor do IFPR Alípio Leal, nomeado secretário de Ciência e Tecnologia. Colocou-se à disposição da Acicla e dos empresários, para continuar com diálogo franco e aberto, buscando juntos soluções