Domingo às 11 de Janeiro de 2026 às 12:14:38
Política

Relator do projeto para oficializar Campo Largo como Capital Nacional da Louça visita a cidade

Relator do projeto para oficializar Campo Largo como Capital Nacional da Louça visita a cidade

Campo Largo recebeu na quarta-feira (19), a visita do deputado federal Luiz Nishimori, relator do projeto de lei 2896/24, de autoria do deputado Paulo Litro, e que pode dar a Campo Largo o título oficial de Capital Nacional da Louça. O deputado fez questão de conhecer melhor a cidade em agenda oficial.
No projeto, Nishimori já tinha ressaltado que “Campo Largo possui uma tradição centenária na produção de louças, com um setor que não só fomenta a economia local, mas também gera milhares de empregos e contribui para o desenvolvimento sustentável da cidade e da região.”
A agenda do deputado foi acompanhada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Parolin Teixeira, que o levou à Ca?mara Municipal, à tradicional Porcelana Schmidt e ao gabinete do prefeito, compondo um roteiro dedicado ao fortalecimento da indu?stria local.
Pedro destaca que a visita foi muito importante para fortalecer ainda mais esse projeto de dar o título de Capital Nacional da Louça a Campo Largo, pois o deputado pode vivenciar o funcionamento de uma das maiores empresas do setor, que representa a cidade não só no Brasil como no exterior e que é um dos símbolos da força produtiva de louças do município. “A articulação com lideranças políticas e empresariais é fundamental para fomentar o desenvolvimento econômico do nosso município e o merecido reconhecimento nacional”, frisa.

Projeto
A Audiência Pública em Brasília, realizada com requerimento do Nishimori na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, dia 08 de julho, reuniu autoridades municipais, representantes do setor e lideranças locais para defender a relevância econômica, histórica e cultural da cerâmica na cidade. 
No último dia 03 de setembro, o projeto foi analisado, com votação e discussão de propostas legislativas. Teve o parecer aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. Segundo a tramitação, o projeto foi encaminhado no dia 05 de setembro para a Coordenação de Comissões Permanentes (CCP) e enviado para publicação oficial no Diário da Câmara dos Deputados.
A última tramitação no site do Senado foi no dia 30 de outubro e está aguardando despacho. Para virar lei, é preciso ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.