Quarta-feira às 11 de Dezembro de 2024 às 08:52:41
Política

Projetos sobre aumento de subsídios, criação de cargos e reestruturação do Executivo são aprovados

Projetos sobre aumento de subsídios, criação de cargos e reestruturação do Executivo são aprovados

Aconteceu na Universidade Aberta do Brasil, durante a tarde desta segunda-feira (09), a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Largo da 40ª Legislatura. Um grande público marcou presença para assistir à sessão, que tinha na pauta projetos polêmicos, como a votação do aumento de subsídio do prefeito, vice-prefeito e secretários, e também o projeto de reestruturação do poder Executivo, que cria novas secretarias e novos cargos, ambos os projetos vigentes para a próxima legislatura, entre 2025 e 2028.

Em virtude de ser a última sessão do ano, foi necessário colocar os projetos em regime de urgência, para que as pautas fossem encerradas ainda em 2024. “Mesmo sendo votado em regime de urgência, os projetos foram discutidos, as dúvidas foram sanadas”, explicou o vereador André Gabardo durante discurso na tribuna, acrescentando que o subsídio do prefeito também é o teto salarial para os médicos do município; ressaltou ainda que o subsídio de vice-prefeito estava defasado há quatro anos, visto que não há alguém que ocupe o cargo hoje e que os novos subsídios dos secretários de Campo Largo são próximos aos de outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba.

 O único contrário aos projetos desta ordem votados pela Casa de Leis nesta segunda-feira foi o vereador Pedro Barausse, que foi contra tanto ao Regime de Urgência, como à votação dos projetos apresentados. Apesar de a votação ter sido acompanhada por um grande público, não foram visualizados quaisquer movimentações de protestos durante a votação, que pode transcorrer de maneira ordeira.

Recomposição salarial dos professores

Nesta última sessão do ano e da legislatura, também foi votado o Projeto de Lei nº 75 de 2024, que “altera disposições da Lei Municipal nº 2028, de 02 de abril e 2008, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remunerações dos Profissionais do Magistério do Município de Campo Largo”.

No texto está a alteração, que dá nova redação ao Art. 30, da Lei Municipal nº 2028, de 02 de abril de 2008, e passa a vigorar da seguinte forma: “cada nível é composto de trinta e cinco (35) classes para o cargo de professor e (35) classes para o cargo de professor educador infantil, com acréscimo de 2,5% (dois virgula cinco por cento) de uma classe para outra, que constitui a linha de avanço horizontal na carreira”. Vários profissionais da Educação acompanharam a votação, que foi aprovada com unanimidade pela Casa.

Saudosismo

Em tom de despedida, todos os vereadores aproveitaram a sessão para agradecer a todo o trabalho desempenhado durante estes quatro anos na legislatura, por todos os projetos e diálogos realizados entre os colegas que levaram melhorias aos cidadãos campo-larguenses.