Um domingo de sol, calor e marcado por uma das maiores festas democráticas brasileiras: a Eleição Municipal 2024. Neste dia 06 de outubro, 72.694 campo-larguenses foram às quase 300 seções eleitorais para votarem em seus candidatos a vereador e prefeito na cidade de Campo Largo. A cidade não registrou crimes eleitorais e houve a substituição de apenas uma urna eletrônica, conforme boletim do Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR).
“O período eleitoral foi bastante movimentado, pois a eleição passada havia acontecido em outro contexto, durante a pandemia de Covid-19, com uma movimentação de campanha bem mais restrita, principalmente, com menos pessoas na rua. Tivemos bastante registros de impugnação, principalmente ligados à propaganda eleitoral. Ultrapassamos cerca de 60 processos; as duas últimas semanas foram mais intensas, mas tudo na normalidade e dentro do esperado; estamos com a sensação de dever cumprido”, afirmou a juíza eleitoral responsável pela 9ª Zona Eleitoral de Campo Largo, Dra. Carolina Arantes da Conceição Nunes.
“Fazer parte desse processo é muito importante, pois a democracia é o que constrói o nosso país. Nas eleições municipais nós sentimos mais próximo o que é esse movimento. Só temos a agradecer ao eleitor por cumprir o seu papel, e também a todos que trabalham e aos voluntários que contribuíram para que esse dia acontecesse”, finalizou a juíza.
Leandro Nogueira, chefe da 9ª Zona Eleitoral, comenta que Campo Largo cresceu muito nessa última eleição, chegando a 295 seções eleitorais. Para cada local, foi necessário o trabalho de quatro mesários, além de administradores de prédios, e outros profissionais e voluntários envolvidos. “Tivemos 1.450 mesários convocados para trabalhar nessa eleição, que envolveu uma grande logística para que neste domingo tudo corresse conforme o planejado, que participaram de treinamentos on-line, além disso, realizamos a preparação e lacração das urnas, que é uma cerimônia aberta, então foi uma grande preparação.”
Os resultados oficiais da Eleição Municipal 2024 foram publicados às 19h14, conforme informações do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Votação para prefeito
Segundo divulgação de 10 de setembro de 2024, do TRE-PR, Campo Largo tinha para o pleito deste ano 94.248 eleitores aptos a votarem, o que representa uma ausência de 21.554 eleitores nas urnas para depositarem seus votos. A apuração mostrou ainda que foram considerados válidos 65.600 votos para prefeito, ou seja, 90,24% dos campo-larguenses escolheram um candidato a prefeito para votar; 3.518 votos foram nulos, o que representa 4,84% do total, e 3.576 votos em branco, representando 4,92%.
No final da apuração, Mauricio Rivabem (PSD) obteve 28.092 votos, o que representa 42,82% dos votos válidos, sendo reeleito como prefeito de Campo Largo para a gestão 2025/2028. A segunda colocação ficou com o candidato Christiano Puppi (PP), que conquistou 22.369 votos, ou 34,10% do eleitorado presente neste domingo; Jean Naiser (PMB), na terceira colocação, conquistou 9.769 votos, ou 14,89%.
O ex-prefeito Edson Basso (PSB) obteve 3.130 votos, o que representa 4,77% da votação e o candidato Lino Petry (PV) teve 2.240 votos computados, o que representa 3,41% do total.
Total de votos para vereador
Seguindo a mesma proporção de votos, 72.694 eleitores também tiveram a oportunidade de escolher o seu candidato a vereador. Destes, 89,47%, ou 65.039 pessoas, votaram em um nome ou legenda. Votos em branco representaram em 2024 a opção de 6,46% dos campo-larguenses, ou 4.693 eleitores e 4,07% optaram por votar nulo, ou seja, 2.962 pessoas.
Os dados estão disponíveis no site https://resultados.tse.jus.br/oficial/app/index.html#/eleicao;e=e619;uf=pr;mu=74810;ufbu=pr;mubu=74810;tipo=3/resultados.
Justificativa pós-eleição
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem não compareceu à votação e não pôde justificar a ausência no dia do pleito deve apresentar a justificativa até 60 dias após cada turno das eleições pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica, que pode ser acessado nos portais do TSE e dos TREs.
Juntamente com a solicitação, é necessário anexar, obrigatoriamente, documentos que comprovem a impossibilidade do exercício do voto, tais como bilhete de passagem, cartão de embarque, atestado médico e outros.
Caso não tenha acesso a essas ferramentas de justificativa on-line, a pessoa poderá comparecer a qualquer cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor de seu estado para apresentar o requerimento de forma presencial, com os mesmos documentos acima mencionados.
Para quem esteve no exterior no dia da eleição, o prazo para justificar a ausência à urna é de 30 dias, a contar da data de retorno ao Brasil.
Deixar de justificar ou apresentar uma justificativa que não seja aceita resulta em aplicação de multa. Se a multa não for quitada, a pessoa não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, e quem não votar nem justificar a ausência por três turnos consecutivos de eleições (cada turno corresponde a uma eleição) terá o título eleitoral cancelado se não pagar as multas devidas.
Além disso, sem votar, justificar e quitar a dívida, a pessoa fica impedida de ser investida ou nomeada em funções ou cargos públicos; obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso público; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e obter empréstimo em bancos públicos, entre outras consequências.
Papo Político
Ao longo da campanha da Eleição Municipal 2024, a Folha de Campo Largo desenvolveu o projeto Papo Político, que visava tanto a sabatina com os candidatos à Prefeitura de Campo Largo, essa feita em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Campo Largo, como também a cobertura realizada durante todo o domingo de eleição e o pós-pleito.
Neste domingo, a Redação teve a oportunidade de percorrer diversos bairros da cidade, conversar com eleitores e verificar as seções eleitorais, que se mostraram tranquilas, embora um fluxo intenso de pessoas.
Somente os sete vídeos produzidos para o Instagram da Folha de Campo Largo foram reproduzidos mais 150 mil vezes, gerando um alcance de quase 42 mil contas e mais de 836 mil visualizações em nosso perfil e 15 mil interações com os seguidores.
No Facebook, somente nesse domingo, a Folha teve um alcance superior a 51 mil pessoas e interação com o conteúdo de mais de 7,7 mil. A Folha agradece a confiança dos campo-larguenses na cobertura de mais uma Eleição e também evidencia que o trabalho de credibilidade e compromisso com a informação segue de maneira íntegra, como foi ao longo dos seus 35 anos.