Domingo às 05 de Maio de 2024 às 03:57:05
EM CAMPO LARGO 17º | 29º
Saúde

Campo Largo recebe as primeiras doses da vacina Bivalente contra Covid e inicia a campanha 2023 nesta semana

Confira como será o funcionamento da vacinação neste ano. O foco da aplicação será em alguns grupos prioritários e também nas pesso

Campo Largo recebe as primeiras doses da vacina Bivalente contra Covid e inicia a campanha 2023 nesta semana

Começa oficialmente em todo o Paraná, nesta segunda-feira (27), a aplicação da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), iniciou na última quinta-feira (23) a distribuição de mais de 200 mil doses pelo estado. Essa é uma versão atualizada do imunizante e, aqui em Campo Largo, a vacinação inicia ao longo desta semana.

O departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde dá o pontapé inicial com a primeira fase da campanha 2023, conforme orientações do Ministério da Saúde e da Sesa, e destinada ao reforço de grupos prioritários previamente definidos pelo Ministério. São eles, neste primeiro momento:

- pessoas acima de 70 anos;

- moradores de instituições de longa permanência de idosos;

- trabalhadores dessas instituições;

- imunocomprometidos;

- indígenas;

- ribeirinhos;

- quilombolas.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Campo Largo já foram orientadas sobre a nova vacina, suas diferenças e condicionantes. Em caso de idosos acamados, o departamento solicita entrar em contato com as equipes da Unidade de Saúde de referência (mais próxima de casa) para informações e posterior agendamento. As unidades Dante, Vila Glória e Rivabem vão vacinar o público que mora nas instituições de longa permanência do município. A unidade Cercadinho será o apoio à vacinação dos indígenas, e a unidade Santa Cruz apoiará com os quilombolas.    

Próximas fases - A segunda etapa da vacinação está prevista para março e engloba pessoas de 60 a 69 anos. A terceira fase será para gestantes e puérperas, enquanto a quarta será direcionada a trabalhadores de saúde. Já a quinta fase será voltada para a vacinação de pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

“Pedimos à população que acompanhe as divulgações de cada fase nos canais oficiais da Prefeitura de Campo Largo, e aguarde a sua vez. Contamos com a adesão dos grupos prioritários em cada fase da campanha, pois não custa lembrar que ainda não saímos totalmente da pandemia. Manter a vacinação em dia é imperativo, principalmente com essas doses atualizadas que são complementares para quem já tomou a vacina. Vamos continuar atuando de acordo com a agenda e liberações do Ministério da Saúde e do governo estadual. A dica é acompanhar suas doses, e as próximas datas, pelos carimbos na carteira vacinal”, orienta a diretora da Vigilância em Saúde do município, Viviane Janz Moretti.

Dinâmica da campanha 2023 - A ampliação dos grupos prioritários será de forma escalonada, conforme cronograma do Ministério da Saúde e envio de doses ao município, podendo ser antecipada de acordo com a disponibilidade dos imunizantes e da situação epidemiológica. Uma dinâmica parecida com a campanha anterior, mas dessa vez com menos grupos. Campo Largo, assim como os demais municípios do estado, irá receber doses fracionadas e escalonadas.

Atenção: a imunização dos públicos prioritários será realizada mediante confirmação do critério mínimo de indicação que é ter tomado pelo menos duas doses das vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer ou Janssen), e do intervalo de quatro meses da última dose recebida, podendo ser as duas doses do esquema primário ou qualquer dose de reforço.

Paralelamente, o município continuará aplicando as doses monovalentes a quem ainda não completou ou iniciou o esquema vacinal.

A nova vacina - O imunizante tem algumas características diferenciadas como não precisar passar por diluição, a cor do frasco, tempo de validade e a quantidade de doses em cada ampola. Desenvolvida pela Pfizer, foi aprovada para maiores de 12 anos. A Sesa realizou capacitações com os profissionais de saúde dos municípios - inclusive daqui - para a aplicação da vacina bivalente.

A vacina é a principal forma de prevenção e evita a forma mais grave da Covid-19. Vacinar-se pode salvar vidas!

Em caso de dúvidas entre em contato:

Telefones: (41) 3291-5209 (Secretaria Municipal de Saúde) ou 156 (Ouvidoria da Prefeitura de Campo Largo)

Confira os endereços das UBSs:

https://campolargo.atende.net/cidadao/pagina/unidades-basicas-de-saude-enderecos-telefones