Personagens fazem parte de campanha de reciclagem do município que já está nas ruas.
A Prefeitura de Campo Largo, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agropecuária (SMMAA) e de Comunicação Social e Tecnologia da Informação (SMCSeTI), lança uma campanha de reciclagem baseada na Educação Ambiental. Com diversas ações que serão colocadas em prática no município, a campanha possui três principais objetivos. São eles, segundo Adriana Rivero Santana, diretora da SMMAA, “primeiro contribuir para elevar o grau de consciência da população para a destinação correta dos materiais recicláveis, reaproveitáveis e dos rejeitos. Em segundo, queremos elevar o volume do material coletado para Associações e Cooperativa, impactando positivamente na renda e contribuindo para a preservação do Meio Ambiente. E também buscamos integrar a população a uma campanha divertida, educativa, informativa, que eleve significativamente a reciclagem e consciência ambiental sustentável no município”.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da chamada “Agenda 2030”, da Organização das Nações Unidas (ONU), e dentre eles há muito destaque para a Educação Ambiental que é uma das principais metas. Campo Largo já participa do Programa Construindo Cidades Resilientes, uma iniciativa também da ONU com foco na recuperação local, por meio de compartilhamento de conhecimento e experiências. E agora a cidade busca, especificamente, o fortalecimento das seguintes ODS juntos à população: 4 (educação de qualidade), 6 (água potável e saneamento), 7 (energia limpa e acessível), 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 12 (consumo e produção responsáveis), 13 (ação contra mudança a mudança global do clima), 14 (vida na água), 15 (vida terrestre), 17 (parcerias e meios de implementação).
A ideia para essa campanha surgiu depois da viagem feita pelo prefeito Mauricio Rivabem à Suíça, em junho deste ano. “Participar do comitê de gestores municipais foi uma oportunidade de trazer mais conhecimento e boas práticas para nosso município. A Educação Ambiental foi bastante abordada na ocasião, pois trata diretamente do futuro e de onde a gente vive, é uma questão global. Isso é uma construção e um cuidado conjuntos que beneficiam todas as gerações, especialmente as nossas crianças. Queremos essa Educação Ambiental mais presente nas casas, no comércio, nas escolas, nas famílias, nos círculos sociais, queremos a conscientização ambiental aqui em Campo Largo e ela agora será representada pelos mascotes”, afirma.
Para Flávio Barszcz, secretário municipal da SMCSeTI, “a conscientização ambiental não vai acontecer em pouco tempo, por isso a ideia de interação com personagens que vão contar muitas histórias ao longo do tempo. E a comunicação desperta atenção, interesse, e informação, o que sem dúvida fará com que as pessoas abracem essa campanha com muita vontade. Porque cuidar do Meio Ambiente depende não apenas do poder público, mas também da comunidade”.
Personagens - A campanha conta com três personagens - a Família ECO - para apoiar no desenvolvimento do trabalho de Educação Ambiental na cidade. Seu papel será engajar a colaboração de todos os munícipes para deixar Campo Largo ainda mais bonita, e mais limpa. E eles estão chegando! Será na próxima quarta-feira, dia 12 de outubro, durante a programação da Festa de Dia das Crianças que acontecerá no Parque Newton Puppi. O evento terá a chegada dos mascotes para sua apresentação oficial. Conheça aqui já um pouquinho de cada um dos integrantes dessa família:
1) A mãe é amorosa, vaidosa e adora plantas. Ela também compartilha receitas incríveis. Ela representa uma composteira e, por isso, tem minhoquinhas de estimação que a acompanham em todo lugar.
2) O filho mais velho é alegre, defensor da natureza e gosta muito de praticar esportes como futebol, skate e ciclismo. Agitado e amigável, gosta de alimentação saudável e de invenções. Ele representa o lixo reciclável.
3) O filho mais novo é um pouco mal-humorado, mais tímido, que gosta muito de estudar. Também gosta de jogar videogame e tocar instrumentos musicais. Prefere o fast food e representa o lixo comum (que são os rejeitos).
A Família ECO irá abordar o descarte consciente e correto de material orgânico ou vegetal, de restos de alimentos crus, de lixo comum (rejeitos), de resíduos especiais e da coleta seletiva. O que eles sempre fazem ao chegar nos lugares é juntar lixos no chão, olhar lixeiras, contemplar as plantas.
Para conhecer pessoalmente a Família ECO, venha ao Parque Newton Puppi no feriado! Eles estarão presentes para abrilhantar a grande festa das crianças campo-larguenses.