Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 07:32:22
Geral

Em série de entrevistas, Ratinho Junior garante continuidade de obras, investimentos e programas

Reeleito no domingo (02) com mais de 4,2 milhões de votos, governador do Paraná faz um balanço do atual mandato e projeta novas ações para o próximo período de quatro anos, entre 2023 e 2026.

Em série de entrevistas, Ratinho Junior garante continuidade de obras, investimentos e programas

Nunca antes na história do Paraná um governante recebeu uma aprovação tão grande da população. Precisamente, 4.243.292 paranaenses disseram sim para a continuidade do governador Carlos Massa Ratinho Junior no comando do Palácio Iguaçu. O número equivale a 69,64% dos votos válidos, sacramentando no domingo (02) a vitória ainda no primeiro turno.

Eleito em 2018 com 3.210.712, Ratinho Junior incorporou mais de um milhão de votos em quatro anos, um incremento de 32% entre uma eleição e outra. Gente que aprovou o primeiro mandato, ainda em andamento, e ratificou nas urnas mais quatro anos para o político nascido em Jandaia do Sul (Vale do Ivaí), típico pé-vermelho nos moldes e costumes, como faz questão de deixar claro.

São números expressivos que impulsionam o nome de Ratinho Junior no cenário nacional. Nada, porém, que desvie o foco do governador. O objetivo, reforçou em uma série de entrevistas nesta segunda-feira (03), é consolidar programas e projetos de sucesso implementados nesta primeira fase da gestão, ampliar o alcance das ações e investir em novas soluções que verdadeiramente mudem a vida das pessoas.

Ele citou a descentralização da saúde, o recorde na atração de investimentos e geração de empregos, a reestruturação da infraestrutura do Estado, a redução das taxas de criminalidade e, claro, a melhor educação do País, como indicou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) há poucos dias, como grandes conquistas que terão um segundo capítulo.

Nas conversas com a imprensa, um dia após a consagração nas urnas, Ratinho Junior fez um balanço do atual mandato e indicou caminhos para repetir a performance nos próximos quatro anos. “Quero fazer do Paraná o melhor estado do País para as pessoas viverem. Vou trabalhar e gastar toda a minha energia nisso”, cravou.

Confira os principais tópicos abordados e as respostas de Ratinho Junior:

- Aprovação da gestão e marca histórica com mais de 4,2 milhões de votos

Fui surpreendido, sem a menor dúvida. É claro que esperávamos vencer a eleição, toda a equipe trabalhou muito para fechar no primeiro turno, mas não esperava uma votação tão significativa. Gastei meu tempo trabalhando e a população soube reconhecer isso. Me sinto honrado pelos paranaenses, ao mesmo tempo em que aumenta a minha responsabilidade. Responsabilidade de fazer mais e melhor. Quero fazer do Paraná o melhor estado do País para as pessoas viverem. Vou trabalhar e gastar toda a minha energia nisso. Minha gratidão é eterna ao povo do Paraná.

- Manutenção de programas e ações como o Banco do Agricultor, Banco da Mulher, Ganhando o Mundo e Opera Paraná

Eles são fruto de muito trabalho. Será um governo de continuidade, ampliando o que deu certo e fazendo ajustes finos para que a máquina possa rodar ainda melhor. Tudo isso, espero, dentro de um cenário mais favorável, sem pandemia e crise hídrica, para que possamos concentrar esforços na transformação do Paraná, sem precisar desviar o foco.

- Continuidade das obras e investimentos nos municípios

A transformação do Paraná passa por novas obras. Conseguimos avançar com a segunda ponte Brasil-Paraguai, a pavimentação na Estrada Boiadeira, a duplicação da Rodovia dos Minérios, os investimentos milionários na PRC-280, PR-323 e PR-445, o Trevo Cataratas, a construção do Viaduto Bratislava. Mas ainda há muito a se fazer. Continuaremos com as duplicações, construção de terceiras faixas, de viadutos e dos contornos urbanos.

A revitalização da Orla de Matinhos está em andamento e já existe uma empresa licitada para a Ponte de Guaratuba, só questão de confirmar o resultado. Então o nosso Litoral também será prioridade.

E também estamos pensando em outros modais. A Nova Ferroeste está bem próxima de ir para leilão. Um estado precisa de uma infraestrutura de qualidade para se desenvolver, gerar emprego e renda. Queremos fazer do Paraná a central logística da América do Sul e todo o nosso planejamento está voltado para isso.

- Ponte de Guaratuba

É o que vai transformar definitivamente o nosso Litoral, torná-lo capaz de atrair mais turistas e competir com Santa Catarina. Essa obra era prometida há mais de 40 anos e nunca saiu do papel. Nem quis colocá-la no meu primeiro Plano de Governo porque sempre me pareceu muito difícil de torná-la uma realidade, mas deste o meu primeiro dia como governador trabalhei para que acontecesse. E aconteceu. E vai sair do papel agora, será entregue nos próximos anos.