A Escola Reino da Loucinha ficou em primeiro lugar entre as escolas municipais. O Colégio São Pedro e São Paulo entre as estaduais
Foram divulgadas durante o mês de setembro as notas referente ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, ou Ideb, um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Em Campo Largo, escolas municipais e colégios estaduais conseguiram destaque, mesmo diante das dificuldades de trabalho exercido durante a pandemia de Covid-19, trazendo a realidade do ensino remoto, sem uma rotina escolar comum.
Entre as escolas municipais, o destaque ficou com os primeiros colocados, que tiveram notas superiores à média brasileira, estadual e municipal. Em primeiro lugar, com 7,2 pontos ficou a Escola Municipal Reino da Loucinha, seguido da Escola Municipal Sete de Setembro, com nota 7,0 e em terceiro lugar aEscola Municipal Rosália Remonato, com nota 6,9.
A Folha de Campo Largo conversou com a equipe que compõe o Reino da Loucinha, que destacou o trabalho desempenhado não somente em sala de aula, mas com toda a comunidade escolar. “Desde 2005, quando iniciou este indicador, nós conseguimos boas notas, fruto de um compromisso com trabalho intenso na escola, em parceria com as famílias. As famílias que chegam aqui já conhecem a nossa forma de trabalhar e a seriedade com que conduzimos o processo de ensino-aprendizagem, portanto, contribui positivamente, desempenhando papel fundamental na vida escolar do aluno”, enfatiza a diretora Sandra Boaron Campese.
Ela segue dizendo que o olhar do professor em sala de aula é muito importante também para identificar alunos que tenham dificuldades em compreender o conteúdo e acompanhar os demais, o que já é repassado para a equipe pedagógica, que busca soluções junto à família. Outro destaque, conforme aponta a pedagoga e professora do 5º ano, Roze dos Santos, é quanto a inclusão de alunos. “Ele não é incluso somente dentro de sala de aula, ele é incluso na escola como um todo. Todas as individualidades dos alunos são respeitadas e buscamos meios de fazer isso de maneira igualitária e que resulte em boas evoluções educacionais neles.”
Tânia Fedalto, professora do 5º, relembra que durante o ano de 2021 ainda era uma realidade o período da Covid-19, em que os alunos tiveram mais da metade do ano com aulas remotas até o retorno às aulas presenciais. “Foi uma realidade atípica e que vem sendo recuperada dentro de sala de aula. Diariamente nós reforçamos os conteúdos e buscamos relacionar os assuntos com a realidade do dia a dia do estudante com o que estamos trabalhando em sala. Isso faz com que estes conteúdos acabem sendo gravados com mais facilidade e principalmente façam um sentido para eles”, completa.
“A nota do Ideb não é o que pauta os nossos objetivos nesta escola, mas uma consequência do trabalho desempenhado ao longo do ano. Ficamos muito felizes pela conquista, parabenizamos a todos os estudantes, colaboradores e famílias pelo excelente desempenho e vamos a frente, garantindo que a Educação seja cada dia melhor”, finaliza.
Secretaria de Educação comemora
A secretária de Educação, Dorotéa Stocco, representando a Secretaria Municipal de Educação, comemorou o resultado obtido pelas escolas municipais. “Mesmo em tempo pandêmico os trabalhos desenvolvidos pelas escolas municipais manifestaram as suas ações positivas com muita dedicação de todas as pessoas envolvidas, para recuperação de todos os aspectos essenciais para o crescimento pedagógico dos nossos estudantes.”
Ela comenta que a sociedade é outra e muitos desafios precisam ser superados. “Ressalto a importância do trabalho coletivo para retomada do processo ensino aprendizagem, pois a instituição educacional foi e sempre será, muito importante para os nossos estudantes. O trabalho dos profissionais da educação é essencial e a participação da família é primordial para a formação integral com o apoio de toda a sociedade. Com este sentimento de amor, de responsabilidade aos nossos estudantes é que apresentamos os resultados do Ideb 2021. Resultado positivo, resultado de muito trabalho e dedicação. Parabéns para todos os envolvidos”, finaliza.
Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio
O indicador também revelou as primeiras posições do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) e Ensino Médio (EM), que em Campo Largo – ambas as posições – ficaram com o Colégio Estadual São Pedro e São Paulo, do Ferrari. No EFAF, o CESPSP alcançou a pontuação de 6,5, seguido do Colégio Estadual Constantino Marochi (6,0) e Colégio Estadual Sagrada Família, com 5,9. Já no EM, o CESPSP alcançou a nota de 6,1, seguido do Colégio Estadual Clotário Portugal e do Colégio Estadual Dom Pedro II, com 5,2.
O diretor da instituição, Ramiro de Oliveira Junior, atribui o excelente resultado – sendo repetido há algumas edições do Ideb – ao esforço em conjunto desempenhado pelos estudantes, todo o quadro de colaboradores e famílias. “Se fossemos olhar para a situação estrutural do nosso colégio, que não possui uma quadra adequada, uma biblioteca, laboratório, por exemplo, não teríamos essa nota. Mas o que nos falta em estrutura, temos de sobra em equipe comprometida em desenvolver no aluno não somente os conteúdos educacionais, mas de maneira integral, envolvendo a família neste processo. Nosso objetivo não é alcançar grandes notas, mas sim desenvolver seres humanos pensantes.”
O colégio possui uma estrutura de trabalho fundamentada na comunicação, relacionando estudantes, professores, equipe pedagógica, agentes educacionais e famílias no contexto como um todo, auxiliando no controle de frequência, identificação de necessidade de reforço escolar e formação de grupo de estudos, trabalho de inclusão de alunos com deficiência e combate à discriminação e bullying “desde a raiz”.
“A expectativa agora é continuar trabalhando e exigindo mais de mim mesmo, como diretor, dos profissionais que desempenham muito bem os seus papéis e também dos estudantes que se mostram cada vez mais comprometido com os estudos. Este é um resultado de um grande trabalho feito aqui no São Pedro e São Paulo em que todos os envolvidos merecem ser parabenizados, visto ser fruto da sua dedicação e estudo”, finaliza.
Errata: Houve um equívoco e foram divulgadas na edição impressa e no site uma inversão de posições entre a segunda e a terceira escolas municipais. O correto é Escola Municipal Sete de Setembro, com nota 7,0 em segundo lugar, e em terceiro lugar a Escola Municipal Rosália Remonato, com nota 6,9. Pelo erro, pedimos desculpas.